Secretaria da Justiça e Cidadania celebra criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Anhumas

Município deu importante passo na trilha da superação ao racismo

O secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano e o coordenador de Políticas para População Negra, Robson Ferreira, receberam na terça-feira (05/12), a visita do prefeito da cidade de Anhumas, Adailton Cesar Menossi e da Diretora de Cultura e Turismo, Marta Palmeira da Silva Kaus,no Salão Nobre Pasta.

Durante o encontro, ocorreu a assinatura simbólica da Lei Municipal nº 771/2.023, que criou o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial do município, sancionada em 29 de novembro último.

O colegiado terá por finalidade atuar na propositura de políticas públicas afirmativas e concretas, para o avanço socioeconômico e cultural da comunidade negra local.
De acordo com Robson Ferreira a implementação do Conselho foi articulada no workshop para criação de novos órgãos municipais de promoção da igualdade racial, ocorrido no dia 08.11, durante a 1ª Pré-Conferência de Promoção da Igualdade Racial, sediada em Adamantina e promovida pela Coordenadoria de Políticas para a População Negra (CPPN) em parceria com a Secretaria de Cultura local.

“O objetivo desse governo é mobilizar a sociedade civil dos 645 municípios paulistas sobre a importância da implementação dos Conselhos de Promoção da Igualdade Racial. O ideal seria que não precisássemos ter órgãos específicos para cada área, mas eles ainda contribuem para a redução do preconceito”, lembrou Raul Christiano. “São Paulo é pioneiro em adoção de políticas públicas de enfrentamento ao racismo, e, hoje, é um dia muito especial: damos os parabéns pela iniciativa, que servirá de exemplo para outros municípios”, concluiu.