Secretaria da Justiça abre exposição sobre a religiosidade afro-brasileira

IMG_1622  Márcio Fernando Elias Rosa, secretário da Justiça, durante abertura da Exposição de Arte e Cultura da Religiosidade Afro-brasileira

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da Coordenação Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC), realizou nesta quarta-feira (23/11), no Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, a abertura da exposição de Arte e Cultura da Religiosidade Afro-brasileira, em comemoração ao mês da Consciência Negra.

A iniciativa reverencia a história de luta do herói nacional Zumbi dos Palmares, resgata e preserva a história, a cultura e a arte afro-brasileira, promovendo o exercício da cidadania e a garantia dos direitos fundamentais.

O secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa saudou os visitantes e lembrou que “a nação brasileira é construída pela identidade de um povo, independente da etnia, todos reunidos com o propósito da solidariedade, em função da felicidade, da promoção da paz e da igualdade”.

O secretário ainda reforçou que “não há cidadania sem respeito à arte e à cultura afro-brasileira e que as diferenças precisam ser cultuadas e valorizadas. Caso contrário, aniquila a identidade do próximo”.

IMG_1650  IMG_1718

A sacerdotisa da religião de matriz africana Ilê Olá, Iyalorixá Carmem de Oxum deu início à cerimônia com uma saudação aos ancestrais e lembrou a resistência, força religiosa, espiritual, humanitária e cultural da mãe África e dos sacrifícios e lutas dos antepassados.

“As diferenças existem, mas nós somos resistentes. E com aberturas como essa, em um evento como esse, nós temos que acreditar que já está mais fácil e que devemos continuar lutando”, disse a mãe Carmem de Oxum.

A exposição conta com painéis que retratam a história da África e que são utilizados como material didático nas escolas, de acordo com a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

Imagens dos orixás, vestimentas, utensílios da religiosidade de matriz africana também estão expostos no local.

A exposição está aberta ao público de 23 a 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, nos prédios da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, localizada no Pateo do Colégio, 148 e 184, Centro.

 

Exposição de Arte e Cultura da Religiosidade Afro-brasileira  Exposição de Arte e Cultura da Religiosidade Afro-brasileira  

  

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(11) 3291.2612

Governo do Estado de SP