Santa Fé do Sul solicitou implantação do programa Casa da Mulher no município

A coordenadora de Políticas para a Mulher, Edna Sandra Martins, recebeu nesta quarta-feira (1), às 11h, o prefeito de Santa Fé do Sul, Evandro Mura, e a primeira-dama de Santa Fé do Sul, Elaine Mura, que solicitou a inclusão do município no programa Casa da Mulher em São Paulo.

A coordenadora orientou sobre o programa e registrou a intenção do município em ter uma Casa da Mulher em São Paulo.

Lançado no dia 23 de agosto pelo Governador João Doria, o projeto Casa da Mulher em SP é mais uma ação desenvolvida pela atual gestão para apoio às políticas públicas de atendimento, proteção e acolhimento das mulheres em todo estado. A iniciativa prevê 20 unidades regionais apenas na primeira fase. Os futuros equipamentos oferecerão serviços de acolhimento, inclusão e atendimento, com enfoque multisetorial. A Casa da Mulher vai permitir o acolhimento, suporte jurídico e psicológico, qualificação e acessibilidade.

O projeto da Casa da Mulher em SP vai envolver um total de seis secretarias estaduais e o objetivo é oferecer um espaço adequado para o desenvolvimento de políticas públicas com enfoque regionalizado, que possa garantir acolhimento a mulheres vítimas de discriminação e violência, além de promover encorajamento e capacitação para geração de emprego e renda. As ações serão desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Regional em parceria com as pastas da Justiça e Cidadania, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, Direitos da Pessoa com Deficiência e Saúde.

Os prédios da Casa da Mulher em SP serão erguidos por meio de convênios a serem firmados entre a SDR e municípios das diversas regiões administrativas do estado. A princípio serão 20 unidades e ainda estão previstas outras 20 para a segunda fase do programa.

Para receber o equipamento, as cidades devem obrigatoriamente possuir o Conselho Municipal da Mulher constituído e fazer a adesão ao programa. A SDR disponibilizou um QR Code para que os municípios interessados possam aderir (acesso pelo link: https://www.sdr.sp.gov.br/media/2021/08/QRCode-Casa-da-Mulher.pdf.).

Um dos critérios para a seleção do município é a existência do Conselho Municipal de Direitos da Mulher.

Os municípios podem se inscrever por meio do site da Secretaria de Desenvolvimento Regional, www.sdr.sp.gov.br.

Participaram do encontro o vice-prefeito de Santa Fé do Sul, Fernando Benitez, e a esposa do vice-prefeito, Fernanda Benitez.