Representantes do Consulado e do Departamento dos EUA visitam Secretaria da Justiça e Cidadania

Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença foi pauta do encontro

Na tarde de terça-feira (6/6), o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, ao lado da presidente do Comitê Gestor do Fórum Inter-religioso, Vânia Soares, e da coordenadora- geral de Direitos Humanos, Maísa Cristina Ferreira Costa, recebeu, na sede da pasta, o diplomata Michael Dohler, do Escritório Internacional de Liberdade Religiosa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, e a representante do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Arlete Salvador.

O objetivo da reunião foi apresentar o trabalho realizado pelo Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, programa da SJC, a troca de experiências, o funcionamento da Lei Estadual 17.346 /2021, informações sobre os casos de denúncias de intolerância religiosa no Estado de São Paulo: como são resolvidos e as penalidades aplicadas na esfera administrativa e no Judiciário.

Participaram também da iniciativa, as lideranças religiosas Sheik Mohamad Al Bukai (islamismo), Monge Rhyosan (budismo), Yalorixá Carmem de Oxum (afro brasileira) e o Cônego José Bizon (catolicismo), além da ouvidora da SJC, Priscila Gomes Del Barco, do membro da Comissão Processante, Clério Rodrigues da Costa, e o defensor público, Paulo Fernando de Andrade Giostri.

O secretário-executivo, Raul Christiano, reafirmou o papel da Secretaria da Justiça e Cidadania como canal privilegiado de acolhimento. “Funcionamos como um portal das políticas públicas afirmativas do Estado de São Paulo, temas que passam pela questão da diversidade, da juventude, dos negros, dos indígenas, da liberdade religiosa, além do recebimento de denúncias de discriminação, cujo sistema de resposta estamos priorizando. São Paulo é um estado plural, múltiplo, aqui priorizamos ouvir e acolher as pessoas, com dignidade e respeito”.

Para a presidente do Comitê Gestor do Fórum Inter-religioso, Vânia Soares, a visita do diplomata americano é um momento histórico. “O Fórum nasceu em 2013 com a missão de promover políticas públicas de combate à intolerância, protegendo, defendendo e promovendo a liberdade religiosa para uma cultura de paz. Acolhemos 30 segmentos religiosos. Nosso diálogo é permanente e inclusivo. Estar hoje aqui compartilhando com o representante do governo americano o que fazemos na Secretaria da Justiça e Cidadania é um marco que merece ser comemorado”.

Michael Dohler, do Escritório Internacional de Liberdade Religiosa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, agradeceu a oportunidade do encontro. “É gratificante conhecer o trabalho realizado pelos senhores. Uma oportunidade de aprender e amplificar a experiência de vocês. A questão racial, de diretos humanos e de discriminação religiosa são temas atuais e enfrentados em vários lugares, inclusive no meu país. A liberdade religiosa, assim como o necessário respeito, é parte fundamental para uma sociedade igualitária, mais justa e humana. O trabalho de vocês merece toda atenção. Parabéns. Obrigado pela oportunidade”.

Presente em 4 municípios do Estado, o Fórum Inter-religioso funciona como um órgão de diálogo o que, nas palavras do Monge Rhyosan (budismo), “pacifica a sociedade. Temos valores que nos unem e ideias que nos separam. Precisamos resgatar a sintonia de valores e isso se faz com diálogo”.

Governo do Estado de SP