Promoção da igualdade racial é tema do II Fórum SEBRAE de Diversidade, Empreendedorismo e Negócios

 

O coordenador de Políticas para a População Negra (CPPN), da Secretaria da Justiça e Cidadania, Robson Ferreira, proferiu, nesta quinta-feira (08/02), a palestra “Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial no estado de São Paulo: avanços e desafios na superação ao racismo” no encerramento do II Fórum de Diversidade, Empreendedorismo e Negócios, promovido pelo SEBRAE SP. O encontro ocorreu na sede da Instituição, localizada no Centro de São Paulo, e contou com a participação de 30 jovens.

Durante o evento, o palestrante parabenizou a organização pela iniciativa, e fez um paralelo da trajetória da comunidade negra, desde o período escravocrata até os dias atuais, ressaltando a importância do passado para impulsionar projeções futuras. “Decorridos 383 anos de história, desde a Abolição da Escravatura, tivemos muitos avanços, mas ainda presenciamos resquícios da Escravidão na nossa sociedade. Não vemos mais grilhões, chibatas, é verdade; porém, ainda temos o racismo institucional, estrutural, e a invisibilidade continua, porque somos poucos nos espaços de poder e nos cargos de direção, mas somos muitos na base da pirâmide”, disse Robson Ferreira. “Em eventos como esse, que reúne tantos jovens, é que podemos ressaltar a importância da educação, de estarmos cada vez mais nos bancos universitários, de formarmos grandes pensadores para que não haja o esquecimento da nossa origem, bem como falar um pouco da nossa história que não é contada nos livros, para desmistificar estereótipos, expressões e brincadeiras não apropriadas, e conseguirmos promover o letramento racial e estimular uma comunicação não violenta”, concluiu.

 

 

O coordenador também falou sobre o papel do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, instituído em 1984, como primeiro órgão de promoção da igualdade racial no Estado de São Paulo, e abordou as principais ações desenvolvidas pela CPPN, entre elas, a efetivação da Lei estadual nº 14.187/2010, que pune atos de discriminação racial no âmbito administrativo e a retomada do Plano estadual de Promoção da Igualdade Racial.  “O Plano é uma demanda de mais de 20 anos da comunidade negra, que conseguimos concluir. O documento, inédito, é uma construção de políticas e de ações concretas e permanentes, não só de combate à discriminação, mas também de inclusão do Povo Preto, dos Quilombolas, das comunidades tradicionais e de terreiros, na área social, na educação, e, principalmente, no campo econômico”, finalizou Robson Ferreira.   

Além da temática racial, o II Fórum da Diversidade, que ocorreu entre os dias 06 e 08 de fevereiro, realizou também palestras direcionadas ao público com mais de 50 anos, com deficiência, mulheres e LGBTQIAPN+.

 

Governo do Estado de SP