Pindamonhangaba inaugura unidade do CRAVI

Nesta segunda-feira, 6 de junho, a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) inaugurou a 13ª unidade do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI). Desta vez no município de Pindamonhangaba, interior de São Paulo.

O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, participou da cerimônia de inauguração da unidade, fruto da parceria entre a SJC e a prefeitura da cidade iniciada em meados de 2019.  Além dele, estiveram presentes no evento a coordenadora-geral dos CRAVI, Luane Natalle, e o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues.

“Em 20 anos, de 1998 a 2018, o programa instalou apenas cinco unidades. Nesta gestão do Governo do Estado de São Paulo, quase triplicamos esse número, inaugurando no Vale do Paraíba a 13ª unidade”, destaca Fernando José da Costa.

As outras 12 unidades do programa ficam localizadas na Capital, Araçatuba, Suzano, Santos, São Vicente, Barueri, Guarulhos, Caieiras, e nos CICs Leste, Norte, Grajaú e Feitiço da Vila

 

CRAVI

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, criado em julho de 1998 pelo Governo do Estado de São Paulo, para dar apoio às vítimas diretas e indiretas de crimes contra a vida, e assim dar eficácia ao artigo 245 da Constituição Federal e ao artigo 278 da Constituição Estadual.

O CRAVI oferece atendimento público e gratuito às vítimas e seus familiares. Qualquer cidadão (a) que tenha passado por uma situação de violência de qualquer natureza, será acolhido no serviço por uma equipe interdisciplinar especializada.

A equipe do CRAVI é composta por assistente social, psicólogos e estagiários das respectivas áreas. Esses profissionais são especialistas no atendimento às vítimas de crimes contra a vida, que na sua maioria são sobreviventes, ou familiares e amigos que perderam seu ente querido assassinado.

Governo do Estado de SP