Personalidades e lideranças são homenageadas pela Associação Paulista dos Nordestinos na Câmara Municipal de SP

A Associação Paulista dos Nordestinos (Apane) promoveu, na noite desta quarta-feira (2/8), na Câmara Municipal de São Paulo, a entrega do título “Guardião Nordestino” para personalidades e lideranças que se destacaram em defesa da cultura e tradições nordestinas no Estado.

O evento foi marcado por homenagens em três categorias: sociedade civil, pública e artística, cultural e da comunicação, além de apresentações musicais para celebrar o Dia Estadual do Nordestino. O secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, foi um dos homenageados juntamente com outras autoridades e lideranças paulistas, que atuam em prol do desenvolvimento social e cultural da comunidade nordestina.

Em breve discurso, Raul Christiano enalteceu a força do povo nordestino na construção do Estado e destacou a importância das dezenas de entidades representativas nordestinas para o fortalecimento do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina de São Paulo (Copane), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania. “É uma honra receber uma homenagem dessa natureza, pois estamos apenas cumprindo missões públicas para articular demandas de um povo no maior estado nordestino do Brasil, que é São Paulo”, completou.

Dia do Nordestino no Estado de São Paulo
O Dia do Nordestino no Estado de São Paulo é comemorado em 2 de agosto, há trinta anos, e foi oficializado por meio da Lei Estadual n.° 8.441/1993. A data foi escolhida em homenagem ao cantor Luiz Gonzaga, conhecido como Rei do Baião, que foi um dos grandes porta-vozes da cultura nordestina.

Sobre o Copane
O Copane atua no desenvolvimento de políticas públicas de conscientização e o incentivo à divulgação das tradições e costumes do povo nordestino, enfrentando as discriminações e valorizando sua cultura, além de desenvolver estudos e propor medidas que visem à defesa dos direitos da comunidade e a eliminação de qualquer forma de discriminação.