Ônibus do projeto Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos em Rio Claro e Vinhedo

Unidade móvel atenderá durante cinco dias na região de Campinas

Os municípios de Rio Claro e Vinhedo, na região administrativa de Campinas, recebem, entre os dias 16 e 20 de agosto, serviços gratuitos da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do ônibus do projeto Cidadania Itinerante.

Em Rio Claro, a ação tem início na quarta-feira (16/8), das 10h às 18h, no CRAS Terra Nova. No dia 17, das 9h às 17h, o atendimento segue na Av. M 14, 416 – Jardim Cherveson. Já na sexta (18/8), das 9h às 16h, a iniciativa vai atender a população na R. Cinco, 1201 – Bom Retiro.

No município de Vinhedo, o Cidadania Itinerante atenderá na Praça Aurora Sudário, no sábado (19/8). Já no domingo (20/8), o ônibus oferecerá os serviços durante a 6.ª Parada do Orgulho LGBT da cidade, no Parque Municipal Jayme Ferragut. Durante os dois dias, o horário de atendimento será das 9h às 17h.

Serão entregues 100 senhas por dia até uma hora antes do fim do atendimento. A iniciativa busca expandir a atuação das coordenações, programas e serviços da SJC em todo o Estado. Em apenas um ano, o Cidadania Itinerante atingiu a marca de 105 mil serviços solicitados pela população. Durante o período, mais de 40 mil pessoas, de 170 municípios da região metropolitana, interior e litoral de São Paulo, e diversos bairros da capital paulista, foram atendidas.

Serviços disponíveis para a população:

• Agendamento para 2.ª via do RG e CNH;
  • Emissão da 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito;
  • 1.ª via (1 a 24 anos) e 2.ª via (público geral) do CPF;
  • Emissão do título eleitoral;
  • 2.ª via de contas (água e luz);
  • Carteira de trabalho digital;
  • Atestado de antecedentes criminais;
  • Consulta ao Serasa;
  • Registro de boletim de ocorrência,
  • Entrada no seguro-desemprego;
  • Elaboração de currículo;
  • Orientações sobre o Procon e Defensoria Pública;
  • Encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC;
  • Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa.

Projeto Cidadania Itinerante em Rio Claro e Vinhedo

Datas: 16 a 20 de agosto

Horários: 10 às 16h (quarta) | 9h às 17h (quinta, sábado e domingo) e 9h à 16h (sexta)

Locais: Avenida Marginal JN, 75 – Jardim Novo II (Rio Claro)