Novos membros do Conselho Estadual da Comunidade Nordestina tomam posse

Em cerimônia realizada na sede da Secretaria da Justiça e Cidadania, na tarde desta terça-feira (26), tomaram posse os novos membros do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina (COPANE), que terão mandato até novembro de 2020. A solenidade foi presidida pelo secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, e contou com as presenças da secretária executiva adjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Elisa Lucas Rodrigues; do deputado estadual Ramalho da Construção, da vereadora Adriana Ramalho, e de outras autoridades.

Criado pela Lei Estadual nº 12.061, de 26 de setembro 2005 e Decreto nº 50.587 de 13 de março de 2006, o COPANE tem como principal vetor de suas políticas a conscientização e informação da comunidade e o incentivo a divulgação das tradições e dos costumes do povo nordestino, enfrentando as discriminações e valorizando sua cultura. É composto por 8 membros da sociedade civil e 8 membros do poder público, entre titulares e suplentes.

O Conselho atua como intermediário entre o poder público e a sociedade civil e tem como objetivo desenvolver estudos relativos à condição da comunidade nordestina e propor medidas que visem à defesa dos direitos daquela comunidade e a eliminação de qualquer forma de discriminação.

Ao desejar sucesso aos novos conselheiros, o secretário da Justiça enfatizou que o Conselho tem importante papel para a implementação de políticas públicas destinadas à comunidade nordestina “que fez e faz tanto pela cidade e pelo estado de São Paulo”.

“A Secretaria da Justiça é instrumento para viabilizar políticas públicas que precisam ser desenvolvidas em favor das pessoas vulneráveis e que muitas vezes não têm voz e está à disposição para fazer a integração da comunidade nordestina no cenário estadual”, completou Paulo Dimas Mascaretti.

O deputado estadual Ramalho da Construção enfatizou a importância do Conselho “para não deixar morrer o reconhecimento aos nordestinos que anoitecem e amanhecem trabalhando em São Paulo”.

Para a vereadora Adriana Ramalho, “é preciso reconhecer e valorizar os nordestinos e para isso precisamos de políticas públicas e ações concretas”.

Logo após a cerimônia, o Conselho se reuniu para a escolha do presidente do Colegiado. Foram eleitos Francis Bezerra, como presidente, e Jo Gomes de Oliveira, como secretário.

O CONSELHO

Tomaram posse:

Como representantes do Poder Público:

Maria Izabel Lima de Assis (titular) e Idalina Emerenciano (suplente) – Secretaria da Justiça e Cidadania:

Maria do Carmo Gonçalves (titular) e Ana Paula Lopes da Silva (suplente) – Casa Civil;

Alberto Ferreira (titular) – Secretaria da Cultura;

Laís Barbosa Moura Modesto (titular) – Secretaria da Educação;

Marcos Akamine Wolf (titular) – Secretaria de Desenvolvimento Econômico:

Vinícius Conceição (titular) – Defensoria Pública

Como representantes da sociedade civil:

Selma Regina da Silva Araújo e Solange da Silva Oliveira (titulares) – Centro Cultural de Tradições Nordestinas – CCTN Sorocaba;

Francisca Chaves Rodrigues (titular) e Alberto Sabino de Oliveira (suplente) – Associação dos Nordestinos do Estado de São Paulo (ANESP):

Edmilson Epifânio Mendes, Jó Gomes de Oliveira e Adalberto da Silva Bezerra (titulares) – Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá; e

Nivea Maria Santana Farias Bispo (suplente) – Convenção de Ministros Evangélicos das Igrejas Assembleia de Deus da Baixada Santista e no Estado de São Paulo (COMADEBS).

Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: imprensa@justica.sp.gov.br