NETP participa de audiência pública sobre tráfico de pessoas

A  coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – NETP, Verônica Freire, representou a Secretaria da Justiça e Cidadania nesta quinta-feira (01)  em audiência pública sobre o tema.

Na ocasião, foi destacada a importância fundamental do funcionamento dos Comitês Regionais de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Esses comitês foram instituídos em 2012 e, após 5 anos de suspensão, estão em pleno processo de reativação pela Secretaria da Justiça.

Os participantes da audiência solicitaram especial celeridade na retomada das atividades do Comitê Regional de São Sebastião, pois consideram que a região é foco de aliciamento de mulheres e meninas para a exploração sexual.

Recentemente, o caso de desaparecimento de uma menina de 17 anos movimentou a rede para investigação e busca, envolvendo a sociedade civil organizada, a Polícia Civil e o NETP. A jovem foi encontrada em São Paulo, vulnerável ao tráfico de pessoas, mas o desfecho da história foi positivo e ela retornou em segurança para a família.

Participaram da mesa a deputada Márcia Lia, a jornalista e ativista Priscila Dulce Dalledone Siqueira, a vice-presidente do CONDEPE Cheila Olala, o delegado Seccional do litoral norte Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga, o diretor da SOS Dignidade e membro do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Barry Wolf, e a advogada que compõe o Coletivo Mulheres Costa Sul em São Sebastião, Verônica Fortunato.

Confira na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=eCUzu9Fsbpw