Na Alesp, Secretaria da Justiça e Cidadania prestigia homenagem ao ex-ministro Ricardo Lewandowski

O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, participou, na noite desta segunda-feira (29/5), da sessão solene em homenagem ao ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O evento, realizado no auditório Juscelino Kubitschek, relembrou a carreira do jurista e sua participação decisiva em momentos marcantes para o país. Na ocasião, foi destacada, também, sua atuação como consultor durante a elaboração da Constituição Paulista, de 1989.

Na abertura da solenidade, o presidente da Alesp, André do Prado, destacou que “é um orgulho muito grande para todos nós, devido aos relevantes serviços prestados em todos os cargos que ocupou. É uma homenagem mais do que justa”.

Já o secretário Fábio Prieto ressaltou a amizade com o ex-ministro e confidenciou um período difícil na carreira do jurista. “Em um dos nossos encontros em São Paulo, Lewandowski confessou a preocupação de um dos seus filhos em relação aos critérios de decisão de um juiz, que, em determinadas situações, causam dúvidas. Mas, naquele momento, vi o entendimento de um pai, ao reforçar suas virtudes e o seu compromisso como magistrado”, contou.

Em seu discurso, Ricardo Lewandowski defendeu o Estado Democrático de Direito e relembrou o período em que atuou como consultor jurídico no processo de elaboração da Constituição do Estado de São Paulo, promulgada em 1989.

Estiveram presentes o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; o procurador-geral de Justiça do Estado, Mário Sarrubbo; o defensor público-geral de São Paulo, Florisvaldo Antônio Fiorentino Júnior; a pró-reitora de cultura e relações comunitárias da PUC-SP, Mônica de Melo; a presidente da Apamagis, Vanessa Mateus; o coordenador do Grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho; o presidente do Sindicato dos Advogados de SP, Fábio Gaspar; o diretor da Faculdade de Direito da USP, Celso Campilongo; o diretor da Faculdade de Direito da PUC-SP, Vidal Serrano Júnior; entre outros juristas, membros do Judiciário, deputados estaduais, professores, advogados e representantes de universidades.

Governo do Estado de SP