Lampiões a gás voltam a iluminar o Pátio do Colégio

Solenidade foi acompanhada por música, poesia e declarações de amor a cidade de São Paulo

Na noite chuvosa desta quinta-feira (14), foi realizado o evento “Lampiões, a luz da alma paulistana”, que teve como objetivo resgatar e preservar a memória material e imaterial do Centro de São Paulo por meio da revitalização dos lampiões a gás presentes no Pátio do Colégio. O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, e o secretário-executivo, Raul Christiano, participaram da solenidade que ocorreu no claustro da Igreja São José de Anchieta.

Com a declamação de poemas e apresentações musicais dos Trovadores Urbanos e do coro Schola Cantorum do Pateo do Collegio, a cerimônia de inauguração foi aberta ao público que compareceu em peso no evento.

“Temos edifícios tombados, caminhadas noturnas que narram eventos importantes e os lampiões são mais um atrativo para a nossa população que circula pelo Centro de São Paulo”, destacou o subprefeito da Sé, Coronel Álvaro Camilo.

Em sua fala, o secretário da Justiça e Cidadania enfatizou a importância simbólica, histórica e cultural do ato. “Para resgatar uma metrópole como São Paulo é preciso manter a chama acesa e ter símbolos como o Centro de SP. Essa é uma luta de todos nós para começar o resgate deste patrimônio”, afirmou Fábio Prieto.

Ao todo 37 luminárias foram instaladas e revitalizadas por esse projeto entre a Subprefeitura da Sé, a Comgás e a Associação Comercial de São Paulo.

“São Paulo Gás Company que é a atual Comgás assume a iluminação pública de várias áreas da cidade de São Paulo e através da iluminação pública a gente traz mais segurança para a cidade”, enfatizou a diretora de Operações da Comgás, Carla Sautchuk.

A história dos lampiões a gás foi iniciada em 1873, quando a São Paulo Gás Company, se tornou responsável pela iluminação da fachada de importantes locais da cidade, como a Catedral da Sé.

Estima-se que havia cerca de 700 estruturas do tipo pela cidade, que eram acesos e apagados manualmente por profissionais da empresa. A iluminação a gás representou um marco para a cidade, visto que as ruas deixaram de ficar desertas e passaram a ter movimento de pessoas durante a noite.

Atualmente os lampiões são acionados por uma fotocélula, que identifica a queda da luminosidade natural e libera o gás em um queimador. Ao clarear, o fornecedor é desligado automaticamente. “Que a inauguração da luz dos lampiões possa significar o início de uma série de oportunidades em que possamos nos encontrar em favor de uma cidade melhor para todos”. disse o diretor do Pátio do Colégio, Padre Carlos Alberto Contieri.

Participaram do evento o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Mateus Ordini, o supervisor de Cultura da Subprefeitura da Sé, Luiz Arruda, o jornalista, Geraldo Nunes, além de visitantes, turistas, convidados, e funcionários da Secretaria da Justiça e Cidadania.