Jovens da Fundação CASA participam de programa do Google

Nesta semana (13 a 16), o Google e a Rede Mulheres Empreendedoras, com apoio do Mundo Flora, realizaram uma edição especial do Women Will, programa de capacitação para criar oportunidades econômicas e promover o desenvolvimento e o sucesso de mulheres ao redor do mundo, dedicada a meninas que estão ou já passaram por medidas socioeducativas na Fundação CASA. O treinamento aconteceu no Campus do Google para startups, em São Paulo.

Nesta edição, 21 adolescentes participaram. As jovens são das unidades CASA Feminino Parada de Taipas e Chiquinha Gonzaga. Também participaram outras que já deixaram a Fundação CASA e foram indicadas pelo Instituto Mundo Aflora.

Para Paulo Dimas Mascaretti, secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, as esferas governamentais e a sociedade devem investir e dar oportunidades aos jovens. “Devemos principalmente dar oportunidade para que os jovens no dia de hoje possam sonhar, para que cresçam e empreendam, para terem independência para se desenvolverem e ter sucesso na vida”, destacou Paulo Dimas, que acompanhou o encerramento do curso  (foto abaixo).

As jovens foram incentivadas a desenvolver novas habilidades técnicas, comportamentais e pessoais nos quatro dias imersivos de treinamento presencial, com uma agenda abrangente e pensada especialmente para suas necessidades.

Entre os temas escolhidos para este Women Will destacaram-se assuntos como ferramentas digitais, negociação, autoimagem, liderança feminina, empregabilidade na prática, técnicas de relaxamento e controle emocional, segurança digital e marketing digital.

Com parceria da Rede Mulher Empreendedora (RME), o conteúdo foi ministrado por Googlers e por facilitadoras da Rede Mulher Empreendedora, parceira do Google no programa de capacitação, a qual, além de fornecer certificados de conclusão do treinamento, também oferecerá às participantes acompanhamento por três meses com mentoria, cursos em plataformas educacionais, participação em programas de tecnologia e avaliação psicológica.

Sobre o programa Women Will

Womenwill é um programa do Google para capacitar mulheres brasileiras a criar suas próprias oportunidades econômicas, tornando-as confiantes e habilitadas para aproveitar todo o potencial do digital, seja iniciando um empreendimento, mudando de carreira ou encontrando um emprego.

O Brasil é o quinto país a receber o programa. Em 2017, foi feito um piloto do programa com 100 moradoras de Paraisópolis e Brasilândia, em São Paulo, para entender quais são as necessidades reais delas e construir um treinamento relevante e efetivo.

Em 2018, o projeto foi realizado mensalmente no Campus São Paulo e também contou com edições especiais em Brasília, Teresina, Natal, Salvador, Fortaleza e João Pessoa.

Em São Paulo foram 16 horas de treinamento, divididas em dois dias, focando especialmente em grupos femininos que não tiveram acesso a programas de capacitação, como mães de filhos pequenos, mães solo, mulheres maduras 50+ e mulheres transgêneros. Até momento mais de 10 mil mulheres já foram treinadas.

Cenário brasileiro

Quando o assunto é desigualdade econômica, o Brasil está em 91º lugar de 144 países no relatório de desigualdade de gênero, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial em 2016.

Essas distâncias foram ressaltadas devido à crise econômica e política que o país tem enfrentado nos últimos anos. Prova disso é o fato do desemprego entre as mulheres ser 30% maior na comparação com os homens.

Melhorar as habilidades das mulheres para lidar com o mundo digital ajudaria a alcançar igualdade no trabalho 40 anos mais rápido, segundo a consultoria Accenture. Por isso, conectá-las ao mundo on-line e fornecer-lhes as ferramentas necessárias para que possam usufruir ao máximo do digital são essenciais para reverter o cenário brasileiro.

Investir na formação das mulheres é incentivar que encontrem novas oportunidades de trabalho, melhorem suas carreiras e abram seus próprios negócios. Além disso, é uma maneira de garantir crescimento para o país, pois calcula-se que o PIB poderia ser 30% mais alto se as mulheres participassem do mercado de trabalho na mesma proporção que os homens.

Governo do Estado de SP