Coordenadoria de Políticas para a População Negra participa de entrega de prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras do Brasil

Evento irá homenagear jornalistas e anunciar os vencedores de diversas categorias, como Revelação do Ano e Personalidade do Ano

Na próxima segunda, dia 13 de novembro, às 18h, na Unibes Cultural, em São Paulo, acontecerá a cerimônia de premiação dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, uma iniciativa do Jornalistas&Cia em parceria com 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação. O evento, que terá a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, reconhecerá o trabalho e a contribuição de 50 jornalistas negros, além de publicações que abordam as questões raciais e a luta antirracista na mídia brasileira.

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para a População Negra e do coordenador Robson Ferreira, participará do evento.

Durante a cerimônia, serão concedidas homenagens especiais aos decanos do Jornalismo, os jornalistas Rosane Borges e Flávio Carrança, que receberão o Troféu Luiz Gama por suas trajetórias de mais de 40 anos de atuação no jornalismo, com destaque para a defesa dos direitos humanos e da igualdade racial. Juntos, eles são autores da coletânea Espelho Infiel: o negro no jornalismo brasileiro. Para Rosane, é uma grande honra receber o troféu que leva o nome de Luiz Gama.

“Receber esse prêmio é uma honra imensa. É um prêmio que leva o nome de Luiz Gama, um dos nossos maiores ícones, um abolicionista, um escritor e um jornalista que lutou pela liberdade”, explica a também doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela USP. De acordo ainda com ela, esse prêmio significa o reconhecimento de sua trajetória pessoal e também da sua atuação coletiva e pública. É um prêmio que amplifica a sua voz e a deixa realizada.

Rosane também ressalta o papel fundamental do jornalismo na luta contra o racismo e todas as formas de exclusão e discriminação. Ela afirma que o jornalismo é uma forma de ler e dizer o mundo, e que é preciso questionar como o jornalismo lê e diz um mundo racista, sexista, patriarcal e LGBTfóbico.  Ela defende ser necessário um jornalismo democrático, plural e diverso, que promova a transparência, a esfera pública qualificada e a inclusão.

O jornalismo precisa ser antirracista e antissexista, não como uma forma de proselitismo político, mas como uma forma de fazer jornalismo diário. O jornalismo tem um papel essencial para a busca da equidade e para o combate de todas as formas de discriminação”, completa.

A jornalista Rebeca Borges, do portal Metrópoles, será agraciada com o Troféu Tim Lopes como Revelação do Ano. Ela é formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atua como repórter de Congresso Nacional. Em 2023, ela venceu três dos mais importantes prêmios de jornalismo do país: o Prêmio Vladimir Herzog, o Prêmio a la Excelencia Periodística da Sociedad Interamericana de Prensa (SIP) e o The Best of Digital Design da Society of News Design, todos pela reportagem Ouro Líquido, que denunciou a exploração ilegal de ouro na Amazônia.

Já o Troféu Glória Maria como Personalidade do Ano será entregue ao ministro Silvio Almeida, que assumiu o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em janeiro deste ano. Silvio Almeida é advogado, filósofo e professor universitário, autor dos livros Racismo Estrutural, Sartre: Direito e Política e O Direito no Jovem Lukács. Ele é presidente do Instituto Luiz Gama, organização de direitos humanos voltada à defesa jurídica das minorias e de causas populares.

Além das homenagens, o evento também vai anunciar os ganhadores de outras categorias, como os “TOP 10 +Admirados Jornalistas”, os campeões regionais, o melhor profissional de Imagem Foto/Vídeo e os destaques dos veículos Geral e Liderado por Jornalistas Negros.

A cerimônia de premiação conta com o patrocínio de Bayer, Unilever e DOW, apoio de Latam e Embaixada e Consulados dos Estados Unidos; e apoio institucional de ABI, Conajira/Fenaj, Redemar e Unibes Cultural.

Data: 13 de novembro de 2023
Link da Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=FLhu5Ob4xNA

Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras

O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira é uma iniciativa inédita que reconhece e celebra jornalistas negros e negras, assim como veículos de comunicação que se destacam na cobertura de pautas raciais e na luta antirracista. Promovido por Jornalistas&Cia, Neo Mondo, 1 Papo Reto e a Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação, o prêmio destaca a excelência no jornalismo e promove a diversidade e inclusão nas redações, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.