Jaú realiza “Novembro Consciente”, contra o preconceito

Evento contou com palestras sobre promoção da igualdade racial e contra a intolerância religiosa

Na terça-feira (21/11) aconteceu o “Novembro Consciente” na Câmara Municipal de Jaú, organizado pela Prefeitura da Cidade, por meio de sua Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria estadual da Justiça e Cidadania.

O evento integrou as ações da Semana da Consciência Negra de Jaú, e teve por objetivo ampliar os conhecimentos da sociedade sobre promoção da igualdade racial e intolerância religiosa. A intenção era conscientizar a comunidade negra de que é possível, por meio de esclarecimentos nesta pauta tão importante e significativa, aumentar a aceitação da liberdade religiosa e da promoção da igualdade racial, dentro do mês da Consciência Negra.

O coordenador de Políticas para a População Negra, da Secretaria da Justiça e Cidadania, Robson Ferreira, proferiu palestra sobre racismo estrutural e o trabalho desenvolvido pela CPPN, com destaque para a análise e encaminhamento de denúncias de discriminação racial, e a aplicação da Lei nº 14.187, que pune administrativamente a discriminação em razão de raça ou cor.

Ferreira também enfatizou a importância da criação de Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial: “essa integração entre municípios e Estado possibilita que a sociedade civil, e, em especial, a comunidade negra, possam demandar propostas de criação de políticas públicas inclusivas em diversas áreas, entre elas, acesso à saúde, educação, mercado de trabalho, cabendo a nós, gestores, executá-las de forma eficaz e eficiente”, concluiu.

Na sequência, a secretária-executiva e presidente do Conselho Gestor do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, da Secretaria da Justiça e Cidadania, Vania Soares, palestrou sobre “A Liberdade Religiosa e a Construção da Cultura de Paz no Estado de São Paulo”. “São Paulo, é  pioneiro em ter um programa, instituído por lei, com a missão  de promover  a cultura  de paz e combater a Intolerância religiosa. Dentre as atribuições está o fomento a criação de Fóruns Inter-religiosos Municipais. O Estado é imparcial em relação as religiões, porém defende, protege e promove o direito à liberdade religiosa para todos”, afirmou Vania Soares

Também participaram do evento o vice-presidente da Câmara Municipal de Jaú, Tito Colo Neto, e o Secretário Municipal da Justiça, Guilherme do Lago Zenni, além de representantes de outros municípios da região.