Itapetinininga: Governo entrega obra de R$ 233 milhões na Raposo Tavares e anuncia investimentos na SP-250

Vice-Governador Rodrigo Garcia autorizou também mais um lote de vicinais a serem recuperadas na região e a construção de moradias em Itapetininga

O Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia, entregou nesta quinta-feira (3) mais um lote de duplicação e melhorias em 50 km da Rodovia Raposo Tavares, no trecho entre Itapetininga, Angatuba e Campina do Monte Alegre, no valor de R$ 233 milhões. Também foi anunciada a recuperação e modernização da SP-250 (Rod. Bunjiro Nakao) entre Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo. Na área de infraestrutura, ainda foi autorizado um novo lote de vicinais para a região e a urbanização de 77 lotes do empreendimento do Programa Nossa Casa – CDHU para o município de Itapetininga.

“Importante registrar que venho a Itapetininga para anunciar dezenas de milhões de reais em infraestrutura. Fizemos o ajuste fiscal e recuperamos a nossa capacidade de investimentos. São Paulo tem R$ 7 bilhões até o final de 2021 para investir em rodovias estaduais e vicinais, ajudando os nossos municípios”, disse o Vice-Governador.

As obras de melhorias em 27,6 kms do lote 1 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) incluíram duplicação em quatro trechos, em Itapetininga e Angatuba. Já no lote 2, foram 22,4 km de obras de recuperação, incluindo duplicação em dois trechos, em Angatuba e Campina do Monte Alegre.

“A rodovia Raposo Tavares é um importante corredor logístico que faz a ligação entre as regiões Sul e Sudeste do País. Apesar das dificuldades ocasionadas pela pandemia, o Governo de São Paulo dá mais um passo importante para o desenvolvimento econômico de São Paulo e do Brasil”, afirmou o Secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

As obras entregues fazem parte da total recuperação e modernização da Raposo Tavares no valor de R$ 650 milhões em 211 km de rodovia, passando por Itapetininga, Angatuba, Campina do Monte Alegre, Paranapanema, Itaí, Bernardino de Campos, Ipaussu e Chavantes.

O Vice-Governador confirmou ainda investimentos de R$ 45 milhões na manutenção da SP-250, entre São Miguel Arcanjo e Pilar do Sul. Também foram anunciadas a autorização para novas obras de estradas municipais, destaques para a vicinal Carmine Barreti, entre Angatuba e Itapetininga e as vicinais AL-004 João Vieira (em Alambari), Olivio Teixeira (em Tatuí/Iperó) e Ipatinga (Sorocaba e Iperó).
Habitação

Ao lado do Secretário da Habitação, Flavio Amary, Garcia autorizou o início das obras para urbanização de 77 lotes do Programa Nossa Casa – CDHU, em Itapetininga. São casas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e área útil de 52,96 m2. As obras começam em 10 de junho.

Essa contratação, no valor de R$ 960 mil, faz parte do novo formato da modalidade Nossa Casa – CDHU. A Caixa Econômica Federal seria responsável pela construção e pelo financiamento das unidades habitacionais, mas, para dar mais agilidade na execução, a CDHU está assumindo a construção de 6.600 unidades no Estado. Em Itapetininga, a licitação do loteamento já foi concluída e as obras serão iniciadas.

FID

O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, que acompanhou o vice-governador Rodrigo Garcia durante a visita em Itapetininga, anunciou que em breve a Secretaria da Justiça abrirá um novo edital para liberação de verbas por meio do Fundo de Interesses Difusos (FID). “Estamos finalizando um novo edital para liberar 130 milhões de reais para 150 municípios no Estado de São Paulo para construções e restaurações de parques e ciclovias para beneficiar a população. Assim como o Governo do Estado de São Paulo, aqui representado pelo Rodrigo Garcia, as prefeituras também podem contar com a Secretaria da Justiça e Cidadania como uma grande parceira”, destacou Fernando José da Costa.

Na cidade, Rodrigo Garcia e os secretários presentes visitaram o Parque Lagoa Regina Freire, que recebe investimento de pouco mais de R$ 1 milhão pelo FID.

Cestas de alimentos
Na visita a Itapetininga, Rodrigo Garcia fez a entrega de 1,6 mil cestas de alimentos à prefeitura. Desde o início da pandemia, o Governo do Estado já repassou mais de 2,1 milhões de cestas.