Ipem verifica aparelhos de medir pressão arterial destinados aos hospitais do Brasil e de SP
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, fez a verificação inicial de 11.000 esfigmomanômetros hospitalares, aparelhos popularmente conhecidos como medidores de pressão arterial, destinados aos hospitais do país. A aferição foi realizada, entre 18 de março a 9 de abril, para a Cbemed, fabricante e distribuidora de produtos médicos hospitalares, localizada em Itupeva, SP.
“A Cbemed faz parte do grupo de empresas que não podem parar, pois seus produtos são de fundamental ajuda. A empresa conta com visitas regulares dos técnicos do Ipem-SP para que o sistema de aferição seja sempre monitorado e melhorado para atender essa grande demanda, sobretudo neste período em que os produtos são necessários para a luta contra o Covid-19”, explicou o gerente comercial da empresa, André Berganton.
Os aparelhos de alta precisão são verificados uma vez por ano, segundo a legislação pertinente. O esfigmomanômetro é regulamentado no Brasil pelo Inmetro. Cada modelo tem uma portaria de aprovação, que deve constar no aparelho. Em São Paulo, a verificação é feita pelo Ipem-SP.
Antes de ser comercializado, todo medidor de pressão arterial é checado inicialmente. O aparelho precisa ser verificado com regularidade, para que sejam mantidas as características de precisão adequadas, porque o esfigmomanômetro desregula com o tempo e com o uso, e pode passar a apresentar medições erradas.
Em 2020, foram verificados 3.490 aparelhos de medir pressão arterial em hospitais e clínicas, e 27.250 na verificação inicial, em fabricantes e importadores destes instrumentos. Em 2019, o Ipem-SP verificou em hospitais e clínicas 19.992, e 268.660 na verificação inicial em fabricantes e importadores.
Aparelhos de medir pressão arterial de São Paulo também são checados
O Ipem-SP finalizou na última quinta-feira, 9 de abril, a verificação periódica de 40 esfigmomanômetros hospitalares do hospital Vitória, na Zona Leste da capital. Em 14 de abril, mais 25 esfigmomanômetros hospitalares do hospital São Luiz, da Rede D’Or São Luiz, em São Caetano do Sul, região do ABC Paulista, foram checados. No mesmo dia, outros 25 destinados a um hospital na região da Avenida Paulista, na capital, também foram verificados pelos técnicos do Instituto. Em 25 de março, ocorreu a checagem inicial de 400 esfigmomanômetros hospitalares a serem utilizados no estado de São Paulo.
Ipem-SP
O Ipem-SP tem uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos para realizar diariamente, em todo o estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais e instrumentos. É seu papel defender o consumidor para que leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800-013-0522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.
Texto e fotos: assessoria de imprensa do Ipem-SP