Governo do Estado compra mais de R$ 5 milhões da agricultura familiar paulista

O ano começou acelerado com as compras públicas do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS). Somente em 2020, foram realizadas 155 chamadas públicas e o montante de comercialização ultrapassa R$ 5 milhões.

O PPAIS faz parte das ações do Programa Cultivando Negócios, lançado no ano passado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

O ano de 2019 registrou o melhor desempenho da história da iniciativa desde sua implantação, em 2012. Foram realizadas mais de 300 chamadas públicas, com uma aplicação orçamentária superior a R$ 10 milhões. Se o ano passado foi recorde, 2020 caminha para ser mais um ano promissor.

Segundo o gestor do programa e coordenador regional Noroeste da Fundação Itesp, Clóvis Etto, as vendas neste ano devem superar 2019. “Tivemos um excelente ano e os números mostram que 2020 será promissor”, diz o gestor.

Campo

De acordo com o diretor-executivo da Fundação Itesp, Claudemir Peres, o programa é uma ação do Governo do Estado de São Paulo que visa a estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar paulista, melhorando a qualidade de vida das famílias que trabalham no campo.

Das 155 chamadas públicas realizadas em 2020, 153 foram para as unidades penitenciárias, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária, as outras duas para a Unesp de Franca e para a Faculdade de Medicina de Marília (Famema). As chamadas públicas são quadrimestrais, no mês de abril será encerrada a primeira etapa do ano.

“Ainda temos mais chamadas públicas para serem publicadas. Em abril devemos passar a marca de 180. Ficamos felizes com esses números, é sinal de que os produtores rurais dos assentamentos paulistas estão comercializando os seus produtos. O trabalho do Governo do Estado é promover o desenvolvimento, a geração de emprego e renda no campo”, afirma Claudemir Peres.

Texto e foto: assessoria de imprensa da Fundação Itesp