Imesc fará avaliação psicológica em 11 alunos feridos no massacre em escola de Suzano

Nesta quinta-feira (11), uma equipe multidisciplinar do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, estará na UBS Prefeito Alberto Nunes Martins CS 2, em Suzano, para avaliação física e psicológica de 11 alunos feridos no ataque à Escola Estadual Professor Raul Brasil, em 13 de março. Dez pessoas morreram, dentre elas os dois atiradores. A pedido do secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, o superintendente do Imesc, João Gandini, acompanhará as atividades, que terão início às 10h30.

As perícias médico-legais e psiquiátricas serão realizadas por meio do convênio celebrado com a Defensoria Pública do Estado, que prevê atendimento extrajudicial aos cidadãos.

A equipe do Imesc que atuará em Suzano é composta por 11 profissionais, sendo 9 médicos, um psicólogo e um assistente social. Um psicólogo do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), da Secretaria da Justiça também estará presente. Os peritos produzirão laudos sobre a avaliação integral do dano pessoal sofrido pelas vítimas.

Desde o dia do ataque, o CRAVI atua junto às famílias das vítimas e às pessoas atingidas pela tragédia, como alunos, professores e funcionários da Escola Raul Brasil, prestando assistência psicológica e social. Desde o dia 15 de março, um psicólogo e um assistente social passaram a atender na própria escola. A Secretaria da Educação do Estado cedeu uma sala no local para a equipe. Além disso, o CRAVI também presta atendimento domiciliar.

Na última terça-feira, após reunião entre as Secretarias de Estado da Justiça, da Educação e da Saúde e a Prefeitura de Suzano ficou definido que o CRAVI instalará uma unidade no município. O local será disponibilizado pela Prefeitura. O trabalho do CRAVI incluirá a capacitação das equipes de psicólogos e assistentes sociais para o atendimento especializado necessário.

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br