Guarulhos debate lançamento da campanha Respeitar o Próximo é Cultivar a Paz da SJC

A presidente do Comitê Gestor e secretária-geral do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, da Secretaria da Justiça e Cidadania, Vania Maria da Silva Soares, participou na terça-feira (13) de uma assembleia ordinária do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Guarulhos (Compir). Durante o encontro, foi debatido o lançamento da campanha “Respeitar o Próximo é Cultivar a Paz”  e também a criação de um fórum inter-religioso no município, com o acompanhamento da Secretaria da Justiça.

Estiveram presentes no encontro representantes da Secretaria Municipal da Educação, da Subsecretaria da Igualdade Racial e membros do Compir, entre outros.

No primeiro semestre deste ano, a Secretaria da Justiça e Cidadania lançou a campanha ‘Respeitar o Próximo é Cultivar a Paz’ para alertar a população sobre a intolerância religiosa e incentivar denúncias sobre a prática de atos contra a liberdade de religião.

Desde março, a campanha foi apresentada em Limeira, Guarujá, Sorocaba, São Paulo, Caieiras e Osasco. Novas tratativas com segmentos religiosos e poder público estão em andamento para que seja abraçada por mais municípios paulistas: Jundiaí, Guarulhos, Caieiras, Franca, Piracicaba, Mineiros do Tietê, Rio Claro, Sorocaba, Araras, Osasco e Caçapava.

Fórum Inter-Religioso

Com orientações da Secretaria da Justiça e Cidadania, também foram criados fóruns inter-religiosos em Guarujá (2018) e em Limeira (2017). Atualmente, as discussões nas Câmaras de Vereadores de Sorocaba e de Piracicaba seguem avançadas visando a implantação também naqueles municípios.

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br