Governo de São Paulo inaugura obras do FID em São José do Rio Preto

FID investiu mais de 2 milhões em projetos que contemplaram os municípios de Ibirá e Novais

O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, e o governador em exercício de São Paulo, Carlão Pignatari descerraram nesta quarta-feira (27), em São José do Rio Preto, duas placas de obras dos municípios de Ibirá e de Novais. As obras foram financiadas com recursos do Fundo de Interesses Difusos (FID), gerido pela Secretaria da Justiça, com investimentos de mais de R$ 2 milhões nos dois projetos.

“É um momento muito especial ocupar, mesmo que por um período curto, o posto de governador do Estado de São Paulo. Um Estado que acredita em seus cidadãos e investe em seus municípios”, ressaltou Carlão Pignatari.

Para o secretário da Justiça Fernando José da Costa, as obras vão beneficiar muito a população das cidades de Ibirá e Novaes. “Desde 2010, o FID contemplou 227 convênios que representam 340 milhões de reais em investimentos no Estado. E, para este ano, só para esta região de São José do Rio Preto, teremos um novo edital de 160 milhões de reais que irá beneficiar de 160 a 180 municípios com o tema voltado para meio ambiente e mobilidade urbana. É o governo de São Paulo respeitando o cidadão. Este é um governo municipalista sob o comando do governador João Dória”, disse Fernando José da Costa.

O convênio do FID com a Prefeitura de Ibirá foi assinado em agosto de 2019 para a “Reforma e Reestruturação do Balneário Joaquim Lemos”. A inciativa visa a recuperar uma parcela da história ibiraense trazendo à tona a memória já distante do Balneário nos seus tempos áureos de atrativo turístico regional, além de criar áreas de atendimento universalizado em cada uma de suas intervenções, proporcionando atendimento tanto aos munícipes quanto aos turistas. O espaço contará com área de recepção e de convivência, doze salas de comércio, e salão de festas/exposições.

O valor total do investimento é de R$ 997.850,81. O FID investiu R$ 947.958,27, e a Prefeitura R$ R$ 49.892,54.

Já o convênio do FID com o município de Novais contemplou o projeto “Recuperação de Áreas Degradadas de Erosões e Construção de Dissipadores”, que tem como objetivo construir dissipadores de energia no final das galerias existentes, recuperar área degradada (erosões), eliminar águas estagnadas, focos de insetos e animais peçonhentos para evitar o assoreamento dos Córregos Peroba e do Matão e prevenir o aumento das erosões.
O município fará capacitação dos professores da rede pública municipal de ensino por meio do setor de Meio Ambiente e, posteriormente, desenvolverão um trabalho junto aos alunos, que por sua vez serão multiplicadores, exercendo o papel de monitores junto aos familiares e comunidade.
A obra custou R$ 1.062.151,97. Desse total o FID investiu R$ 971.869,05, e a Prefeitura R$ 90.282,92.

FID

O Fundo de Interesses Difusos (FID) tem como objetivo gerir os recursos destinados à reparação dos danos ao meio ambiente, aos bens de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, ao consumidor, ao contribuinte, às pessoas com deficiência, ao idoso, à saúde pública, à habitação e urbanismo e à cidadania, bem como a qualquer outro interesse difuso ou coletivo no território do Estado.