Governador assina decreto criando Plano Estadual de Prevenção ao Uso do Álcool e Drogas

O governador Geraldo Alckmin assinou, nesta quarta-feira (07/12) decreto criando o Plano Estadual de Prevenção ao Uso do Álcool, Tabaco e outras Drogas. O decreto foi assinado durante a abertura do 4º Congresso Internacional Freemind, que se realiza até domingo em Campinas, com o objetivo de discutir o tema “Drogas: por um mundo melhor, vamos tocar neste assunto”. A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, e do secretário do Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro.

“Esse programa prevê prevenção, tratamento, reinserção social, reversão de danos, pesquisa e repressão à oferta de drogas”, explicou o governador. Geraldo Alckmin acrescentou que o objetivo é promover a articulação do Estado com a sociedade civil, fortalecendo os Conselhos Municipais e estimulando maior envolvimento dos governos locais.

“A dependência química é o desafio do nosso tempo”, definiu o governador, citando que o Brasil já é o maior consumidor mundial de crack. Lembrou que das cerca de 10 mil crianças e adolescentes atendidos pela Fundação CASA, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, aproximadamente 70% entraram em conflito com a lei por questões envolvendo as drogas, direta ou indiretamente.

“O Estado de São Paulo tem um compromisso com a prevenção e o tratamento”, observou Alckmin, acrescentando que é preciso, cada vez mais, agir com foco nas causas do problema.

Sua programação prevê 30 painéis temáticos, que vão desde a dependência digital, passando pela drogas lícitas e ilícitas, a educação e a comunicação, o evento está sendo considerado o maior congresso mundial com o objetivo de debater a prevenção e o tratamento de drogas, por meio da informação, mobilização e capacitação científica.

Ao longo de três dias, o congresso terá 18 palestrantes brasileiros e 16 palestrantes internacionais de várias entidades, como a Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização dos Estados Americanos (OEA) e governo norte-americano.

Durante o evento, a ISSUP – International Society Of Substance Use Prevention And Treatment Professionals, uma iniciativa de entidades internacionais com foco na prevenção e tratamento de drogas, ministrará 11 cursos, sendo 5 para brasileiros, 4 para brasileiros e estrangeiros e 4 para representantes internacionais.

De acordo com dados apresentados na abertura do Congresso, o Brasil tem hoje cerca de 8 milhões de dependentes químicos, e 46% das crianças até 14 anos que consomem bebidas alcoólicas acabam depois consumindo drogas ilícitas.

A abertura do Congresso contou, ainda, com autoridades como o coronel Alegretti, secretário nacional de Política sobre Drogas; Murilo Campos Battisti, presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED); Luiz Roberto Sdoia, presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas; Brian Morales, do Bureau Internacional de Aplicação da Lei de Narcóticos, do Departamento de Estado dos EUA; Henrique Magalhães Teixeira, vice-prefeito de Campinas, e o psquiatra e escritor Augusto Cury, dentre outros.

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania