Fórum Inter-religioso lembra Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Debellis Mascaretti, presidiu nesta segunda-feira (21/01), Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, a abertura da reunião do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, realizada no aud itório do Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, localizado na sede da Pasta, no centro da Capital.

O estado de São Paulo é o pioneiro e único estado da Federação a possuir, com o Fórum, um espaço democrático de diálogo, criado por lei estadual, com competência para implementar política de estado de enfrentamento e combate à intoler ância religiosa e promoção da cultura de paz e liberdade de crença. O Fórum, da Secretaria da Justiça e Cidadania, tem 101 membros e reúne representantes do poder público estadual, Ministério Público, Defensoria Pública, universidades, associações e organizações não-governamentais, e de cerca de 30 segmentos religiosos. O mandato é de dois anos.

“Esse é um espaço de cidadania. Aqui temos de cultuar o respeito e trabalhar para que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer outras realidades e culturas. Nós precisamos trabalhar juntos pelo bem comum”, conclamou o secretário da Justiça e Cidadania. 
Paulo Dimas Mascaretti salientou que o trabalho, exercido voluntariamente pelos membros do Fórum, é carregado de ideais e sonhos. “A principal mensagem que uma religião pode transmitir é o amor: pensar um pouco menos em nós, olhando mais para o próximo”, ponderou .

O secretário da Justiça reforçou que o Fórum Inter-religioso fortalecerá ações que fomentem a pacificação social, tornando as instituições mais fortes e garantindo melhores resultados para a coletividade. Observou que, tanto quanto a tolerância, é necessário o exercício do respeito. “A grande ação que temos de desenvolver é nos dar as mãos para buscar objetivos maiores visando a uma sociedade em que o respeito, a paz, os valores e os princípios sejam observados e cultivados diariamente”, afirmou.

O monge Ryozan Maurício Marchi Testa, representante do budismo, pediu um minuto de silêncio e convidou os presentes a meditarem. “Um minuto para estar com você mesmo. Esse talvez seja o espaço ideal para a expansão da consciência, de aceitação de nós e aceitação dos outros”, sugeriu. O monge completou que a cultura de paz pode ser resumida em “tratar o próximo como a mim mesmo; não fazer ao outro o que não quero que seja feito a mim mesmo”.

A deputada estadual Damaris Kuo, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, enfatizou que a OAB mantem a parceira com o Fórum Inter- Religioso. “O Fórum é um enorme expoente da promoção da cultura de paz e da tolerância no estado de São Paulo e a OAB tem mui to o que compartilhar.”

A representante das religiões de matriz africana, yalorixá Mãe Carmem de Oxum, destacou que os membros do Fórum Inter-Religioso são formadores de opinião. “Nós lidamos com a comunidade. E, se temos o dom da palavra, temos possibilidade de, unidos, propagar a cul tura de paz para que tenhamos um país mais humano.”

A presidente do Comitê Gestor do Fórum, Vânia Soares, lembrou que o Fórum estadual já serviu de exemplo para a replicação da iniciativa nos municípios de Guarujá e Limeira. 

O Fórum Inter-religioso tem como missão propor políticas públicas que respeitem as diferenças, incentivem a liberdade de expressão e estimulem a cidadania para a promoção da cultura de paz, além de combater a intolerância religiosa e buscar solu&cc edil;ões para denúncias de violações de direitos.

Busca, ainda, defender a dignidade humana, o direito inviolável à liberdade de consciência e de crença e a livre participação em cultos religiosos, assim como a proteção aos locais de culto e liturgias, assegurados pela Constituição Federal. 

Na reunião, membros do Fórum manifestaram preocupação com o crescimento dos registros de casos de intolerância religiosa no estado. O secretário colheu sugestões e reiterou o apoio da Pasta às ações do Fórum.

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP