FID investiu mais de R$ 900 mil em obra de revitalização em Rifaina

O vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o secretário executivo da Justiça e Cidadania, Luiz Orsatti Filho, descerraram nesta sexta-feira (10) placa inaugural da obra de “Revitalização e Ampliação do Bosque Municipal de Rifaina – Espaço de Integração Social e Ambiental”, financiada com recursos do Fundo de Interesses Difusos (FID), gerido pela Secretaria da Justiça e Cidadania.

“É uma alegria proporcionar a preservação e a recuperação ambiental desse espaço de convívio para a população rifainense, contribuindo também com o potencial turístico da cidade”, salientou Luiz Orsatti Filho, na cerimônia realizada durante a ação Retoma SP, em Ribeirão Preto.

O valor total do investimento foi de R$ 1.051.218,90, sendo R$ 970.583,17 financiado pelo FID e R$ 80.635,73 contrapartida do município.

“Inovamos e ampliamos a maravilhosa área verde do Bosque Municipal, localizada no centro da cidade. Um belíssimo projeto de ampliação e readequação daquele espaço”, disse o prefeito Hugo César Lourenço.

Durante as obras, foram realizados os serviços de preservação de árvores nativas, a construção de quadra de vôlei de areia, brinquedos, como tirolesa e ponte executada em madeira de reflorestamento, bancos em madeira, pista de caminhada, quiosque/lanchonete para recreação, academia ao ar livre e muro para fechamento do local.

FID

O Fundo de Interesses Difusos (FID) tem como objetivo gerir os recursos destinados à reparação dos danos ao meio ambiente, aos bens de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, ao consumidor, ao contribuinte, às pessoas com deficiência, ao idoso, à saúde pública, à habitação e urbanismo e à cidadania, bem como a qualquer outro interesse difuso ou coletivo no território do Estado.

Desde 2010, o FID celebrou 227 convênios com órgãos do poder público e da sociedade civil, totalizando aproximadamente R$ 340 milhões em investimentos. São 184 cidades atendidas e, aproximadamente, 10 milhões de pessoas beneficiadas.

O último edital do FID foi publicado em 2017 e houve 149 projetos aprovados, totalizando R$ 121,1 milhões em investimentos com recursos do Fundo

Um novo edital deverá ser pulicado ainda este ano tendo como previsão de investimento cerca de R$ 180 milhões.