Escola em Mongaguá recebe ação Cidadania em Movimento

Iniciativa do Centro de Integração da Cidadania (CIC) leva polos de documentação, saúde, beleza e lazer para atender a população da região

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e Cidadania, promove, no próximo sábado (21/10), das 9h às 16h, uma edição da ação Cidadania em Movimento na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIEF) Prof.ª Claudia Maria Andrella, em Mongaguá. A ação vai contar com polos de documentação, saúde, beleza e lazer, além da presença do ônibus do Projeto Cidadania Itinerante.

No evento serão oferecidos serviços de emissão de 2.ª via de certidões (nascimento, casamento e óbito), cadastro de Vagas de emprego (Levar RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de endereço, e currículo, se tiver), orientação de 1.ª e 2.ª via de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital, orientação sobre formalização e regularização de Microempreendedor Individual (MEI), acesso ao microcrédito pelo Banco do Povo Paulista, orientação sobre consumo, atendimento Jurídico, consulta de benefícios do cadastro único em programas sociais do governo federal (CadÚnico), orientação social, atendimento de reintegração social e cidadania, orientação sobre violência contra a mulher, corte de cabelo, manicure, recreação para criança, medição de pressão arterial, teste de Hepatite, exames preventivos de câncer bucal, orientação nutricional, orientação sobre emissão do Cartão SUS, vacinação e orientação sobre ISTs/AIDS, teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

O ônibus do Cidadania Itinerante também disponibilizará o agendamento e emissão de 2.ª via do RG e CNH; 1.ª e 2.ª vias do CPF; título eleitoral, atestado de antecedentes criminais, registro de boletim de ocorrência, além de entrada no seguro-desemprego, elaboração de currículo, 2.ª via de contas (água e luz), distribuição de cartilhas sobre os programas e coordenações da SJC, entre outros. A unidade móvel também recebe denúncias sobre violações de direitos, como discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual ou identidade de gênero, HIV/AIDS e intolerância religiosa.

A ação é realizada em parceria com Prefeitura de Mongaguá, Procon, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Mongaguá, Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), Poupatempo, Secretaria de Desenvolvimento Social e Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC).

Data: Sábado, 21 de outubro de 2023
Local: Rua São Lourenço, 500 – Balneário Regina Maria, Mongaguá