Enfrentamento ao racismo e bullying foram temas de palestra na Universidade São Judas Tadeu

 

O coordenador de Políticas para a População Negra da Secretaria da Justiça e Cidadania, Robson Ferreira, proferiu na quinta-feira (25/04) a palestra: ‘Racismo, Bullying e as formas de enfrentamento a estas situações no Estado de São Paulo’ para cerca de 250 alunos da Universidade São Judas Tadeu. O evento, promovido pela coordenação do curso de Direito, ocorreu no campus Butantã, localizado na Avenida Vital Brasil, 100.

Durante o encontro, o palestrante fez um paralelo da trajetória da comunidade negra, desde o período escravocrata até os dias atuais, passando pelas lutas e conquistas do movimento negro unificado, e ressaltou a importância de uma comunicação não violenta no ambiente universitário. “Infelizmente ainda temos na nossa sociedade que combater o racismo institucional, estrutural, recreativo, porque somos invisíveis e inferiorizados, e uma das formas de sensibilizar as pessoas é por meio da educação”, disse Robson Ferreira. “É fundamental estarmos aqui falando para futuros operadores do direito e de outras áreas sobre a história do povo preto que não é contada nos livros, para desmistificar estereótipos, expressões e brincadeiras não apropriadas, e conseguirmos promover o letramento racial para que se desenvolva um diálogo baseado no respeito e no acolhimento” concluiu.

O coordenador também abordou as principais ações desenvolvidas pela CPPN no enfrentamento ao racismo, entre elas, a efetivação da Lei estadual nº 14.187/2010, que pune atos de discriminação racial no âmbito administrativo e a retomada do Plano estadual de Promoção da Igualdade Racial que está em fase final de redação. Também foi mencionado o papel do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, instituído em 1984, como primeiro órgão de promoção da igualdade racial no Estado de São Paulo.

No final do evento, a coordenadora do curso de Direito da São Judas agradeceu ao palestrante pelos esclarecimentos em relação aos temas abordados e se colocou à disposição para futuras parcerias.

Governo do Estado de SP