Cursos EAD sobre ações afirmativas de combate ao racismo têm inscrições prorrogadas

As inscrições para os cursos de educação à distância (EAD) “A contribuição da Comunidade Negra para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil” e “Curso de formação em ações afirmativas e jurídicas do Estado de São Paulo de Políticas Públicas relativas à população negra” foram prorrogadas até o próximo dia 31 de março.

Os cursos são resultados da parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania e a Faculdade Zumbi dos Palmares. Os treinamentos são direcionados a conselheiros, servidores públicos estaduais e municipais, e sociedade civil.

Para se inscrever basta acessar o link: http://cursos.zumbidospalmares.edu.br/ e usar o código DIV3R$ID@D3. As inscrições para os cursos, com carga horária de 30h cada, vão até o próximo dia 31 de março. Já as aulas começam em abril e prosseguem até 21 de junho.

As capacitações têm o objetivo de conscientizar os participantes sobre a importância da implementação de políticas públicas voltadas à comunidade negra, bem como atualizar as normas jurídicas e abordar o legado da comunidade negra para o país.

O  Centro de Equidade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Regional disponibilizou cerca de R$ 200 mil, por meio de dotação orçamentária, para a Secretaria da Justiça e Cidadania realizar os dois cursos e o Programa de Governo.

“O Estado de São Paulo é o primeiro a realizar este novo modelo de formação em favor da construção de uma sociedade antirracista e na busca de implementação de políticas públicas que expressem maior igualdade racial, respeito às normas legais e proposta de atitudes humanitárias para as novas gerações”, destaca Fernando José da Costa, secretário da Justiça e Cidadania.

Cursos
O curso “Ações Afirmativas e Jurídicas do Estado de São Paulo – Políticas Públicas Relativas à População Negra”  será dividido em cinco módulos: Aspectos constitucionais de Políticas Públicas voltados à Comunidade Negra; Rede SP AFRO BRASIL e seu desenvolvimento no Estado de São Paulo; Conselhos Municipais de Comunidade Negra / Promoção da Igualdade Racial, sua natureza jurídica, política e de cidadania; Aspectos Jurídicos contra o racismo no Estado de São Paulo; e Ações Afirmativas e novas perspectivas.

Já “A contribuição da Comunidade Negra para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil”, contará com quatro módulos: História e Cultura Afro-brasileira e Africana; O Papel dos Conselhos e as Políticas Públicas, Década Internacional dos Afrodescendentes 2015 – 2024 (Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento); e Valorização das Personalidades Negras Nacionais e Internacionais.

Os cursos foram viabilizados por meio da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI) e do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN), da Secretaria da Justiça.