Cultura afro-brasileira ganha exposição na Secretaria da Justiça

 

Para celebrar o mês da consciência negra, a Coordenação de Políticas para População Negra e Indígena (CPPNI), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realiza a exposição “O Pantheon dos Deuses Africanos”. A mostra, inaugurada nesta sexta-feira (24/11) permanece aberta ao público até o dia 4 de dezembro, das 10 às 18 horas, no saguão do Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, na sede da Secretaria (Pátio do Colégio, nº 148, Centro, São Paulo).

A coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena, Elisa Lucas Rodrigues, ressaltou que a exposição é uma bela homenagem e uma forma muito respeitosa, especialmente neste mês de reflexão sobre a inserção do negro na sociedade. “Trazer a público o trabalho de uma ativista que retrata a cultura da raça negra, por meio de quadros e obras de arte tem um valor incomensurável. É um legado que ficará perpetuado na história”, disse Elisa.

O acervo da artista plástica Maria Aparecida Lemos Martins (Malema) é composto por 10 quadros de mulheres negras que se destacaram, entre elas a atriz Ruth de Souza e um quadro de Nelson Mandela, que lutou pelos direitos da população na África do Sul. A exposição também retrata a religiosidade da cultura africana por meio de 16 estátuas dos deuses africanos como Oxum, Iemanjá, Iansã, Ogum, Xangô, Oxóssi e Oxalá.

As modelagens em massa e argila das Esculturas, Espantalhos e Deus do Pantheon Africanos dão sentido às pinturas de óleo sobre a tela.

  

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

(11) 3291-2612

Governo do Estado de SP