CRAVI Suzano realiza primeira edição do Projeto “Maria, Maria” em 2024

 

   Encontro reuniu mulheres vítimas de violência atendidas pelo programa

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) unidade Suzano, da Secretaria da Justiça e Cidadania, e a Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (AAMAE) realizaram na quinta-feira (01/02) o primeiro encontro de 2024 do projeto “Maria, Maria” com o tema “Se conhecêssemos o amor, como ele seria? As nuances afetivas em relações amorosas permeadas pelas marcas da violência”.

Durante a roda de conversa, comandada pelas psicólogas Mariana Nascimento, Ana Paula dos Passos, Larissa Araujo Nunes, e pela assistente social, Alessandra Roberta de Oliveira, que contou com a participação de 22 mulheres atendidas pelo serviço, o amor e as nuances afetivas em relações amorosas, foram o foco principal do debate. Além disso, as participantes foram motivas a pensar sobre o sofrimento psíquico e as emoções reprimidas como um gatilho para a sobrevivência da mulher.

Para um fácil entendimento da temática, as profissionais reproduziram um curta-metragem “Vida Maria”, e relataram alguns exemplos de relações amorosas cotidianas e de casais de novelas brasileiras.

“Esse espaço foi criado para acolher e ouvir a mulher que sofre violência superar o ciclo de violência sabe como expressar essa dor. Aqui elas convivem e trocam experiências com outras pessoas que vivenciam os mesmos problemas, se fortalecem e lutam pelos seus direitos”, disse a psicóloga Mariana Nascimento.

O objetivo do projeto “Maria, Maria” é ajudar mulheres acolhidas pelo CRAVI a superar ciclos de violência, além de promover reconhecimento, cidadania e acesso aos seus direitos. Os encontros são bimestrais com diferentes temas a cada edição.

O CRAVI oferece atendimento psicológico, social e jurídico às vítimas de crimes contra a vida. São, na maioria, sobreviventes, familiares e amigos que perderam entes queridos em homicídios, latrocínios e feminicídios.

Além de Suzano, os serviços são oferecidos em mais oito unidades, localizadas nos municípios de Araçatuba, Santos, São Vicente, Barueri, Caieiras, Guarulhos, Pindamonhangaba e São Paulo.

Desde que foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo, em julho de 1998, o CRAVI realizou quase 70 mil atendimentos.

Governo do Estado de SP