CRAVI São Vicente atende população em novo endereço
Equipe do CRAVI São Vicente e o secretário de Direitos Humanos e Cidadania do município, Jackson Nunes, no novo espaço localizado na SEDHC
O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), começou a atender a população em novo endereço em São Vicente, na Baixada Santista.
Os acolhimentos efetuados na Av. Presidente Wilson, 1.126, na sede do CIC São Vicente, outro programa da SJC, agora ocorrem na Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SEDHC) do município, na Rua José Bonifácio, 404, 1º andar.
Além disso, os atendimentos realizados uma vez por semana passaram para dois dias na semana: às terças e quartas-feiras, das 9h às 16h30. As consultas, no entanto, são conduzidas pelos mesmos profissionais.
De 2020 a 2023, o CRAVI promoveu na unidade anterior 2.214 atendimentos. “Percebemos uma grande demanda em São Vicente, então fomos em busca de parceria para ampliar o serviço e a SEDHC prontamente nos atendeu”, afirmou a coordenadora do CRAVI, Luane Natalle, responsável também pelas outras oito unidades no estado de São Paulo (Araçatuba, Barueri, Barra Funda, Caieiras, Guarulhos, Pindamonhangaba, Santos e Suzano).
Com a mudança, o serviço que contava com apenas uma sala para atendimento, agora tem mais uma para a equipe. “Foi uma ótima solução porque na Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Vicente funcionam outras ações de desenvolvimento social, possibilitando a integralidade da rede do município, com a qual podemos participar”, explicou a coordenadora.
As pessoas em atendimento no antigo endereço, dentro do CIC São Vicente, migraram automaticamente para o novo espaço, a um quilômetro de distância do anterior. Lá são acolhidas por assistentes sociais e psicólogos.
CRAVI atende vítimas de crimes contra a vida – O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, criado em julho de 1998 pelo Governo do Estado de São Paulo, para dar apoio às vítimas diretas e indiretas de crimes contra a vida (homicídio, feminicídio e latrocínio).
Tem como missão ser referência para ações e políticas públicas que visam superar os ciclos de violência e promover reconhecimento, cidadania, acesso à justiça e aos direitos das vítimas. Desde a sua criação, realizou mais de 70 mil atendimentos públicos e gratuitos.
Qualquer cidadão que tenha passado por situação de violência de crime contra a vida será acolhido no serviço por equipe interdisciplinar especializada, composta por assistentes sociais e psicólogos, além de estagiários das respectivas áreas.
CRAVI São Vicente
Local: Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SEDHC)
Endereço: Rua José Bonifácio, 404, 1º andar
Atendimento: terças e quartas-feiras, das 9h às 16h30