CRAVI realiza oficina sobre racismo institucional nesta sexta-feira (29)

 

 

 

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, promove nesta sexta-feira (29) a última oficina deste ano.  O tema da vez será “Racismo Institucional na Perspectiva do Sistema de Justiça”. A oficina ocorrerá das 14h às 16h30, no Plenário 10 do Fórum Criminal da Barra Funda, localizado na Avenida Abraão Ribeiro, 313, na capital.

A capacitação terá como palestrante Daniel Almeida dos Santos, mestre em Políticas Públicas (UFABC), Bacharel em Direito( Universidade Mackenzie), especialista em Poder Legislativo e Democracia no Brasil (Escola do Parlamento do Município de São Paulo). Atualmente exerce o cargo de assessor técnico na Coordenação de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

O evento tem como objetivo divulgar os serviços oferecidos pelo programa e proporcionar um espaço de sensibilização sobre temas relativos aos direitos humanos. A oficina é direcionada aos profissionais e servidores das áreas de saúde, assistência social, direito, psicologia, e educação, e a estagiários e estudantes que atuam no atendimento direto à população.

Neste ano, já foram realizadas sete oficinas, com os temas “Compreendendo e Trabalhando a Automutilação”, “Importunação Sexual e a Violência Contra a Mulher” , “Dependência Química: Cuidados na Prevenção e no Tratamento”,  “Enfrentamento do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”,  “Proteção a Testemunhas e Mulheres Vítimas de Violência” e  “Dialogando sobre Suicídio e Bullyng na Escola: Alternativas para o Apoio à Comunidade Escolar, e “Política Nacional da Assistência Social”. O Programa capacitou 951  profissionais nesses encontros.

Em 2018, o programa promoveu nove oficinas e capacitou 848 profissionais. As capacitações que tiveram maior número de aprovação entre os participantes foram: Violência nos Estádios (94%), Assédio Sexual (88%), Prevenção ao Suicídio (86%), Políticas LGBT (85%), Pessoas com Deficiência (84%), Bullying (83%); Trabalhando com Vítimas (78%); e Grupo de Homens Autores de Violência Doméstica (71%).

 

CRAVI

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), completou 21 anos em 2019 e desde o início de suas atividades, em 1988, oferece atendimento público e gratuito a vítimas, e seus familiares, de crimes violentos como homicídio e latrocínio. O Programa já realizou mais de 39.000 atendimentos, nas especialidades psicossocial e jurídica.

O CRAVI também atuou na Escola Raul Brasil, em Suzano. Do dia do ataque (13/03) até  25 de junho de 2019, o CRAVI prestou 572 atendimentos psicológicos individual e em grupos para professores e funcionários nas dependências da escola, e visitas domiciliares para as pessoas que não têm condições físicas ou psicológicas para retornar à escola.

O CRAVI está localizado no Fórum Criminal da Barra Funda, piso térreo.

 

Serviço:

Oficina:  Racismo Institucional na Perspectiva do Sistema de Justiça

Quando: 29 de novembro de 2019

Horário: 14h às 16h30

Local: Plenário 10 do Fórum Criminal da Barra Funda

Endereço: Av. Dr. Abraão Ribeiro, 313 – Barra Funda, Capital.

 

Governo do Estado de SP