CRAVI Pindamonhangaba comemora um ano de funcionamento

Em junho, o Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) de Pindamonhangaba, programa da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), completa um ano de funcionamento. Neste período, 252 pessoas passaram pela unidade e receberam acolhimento psicológico, atendimento psicossocial e encaminhamento para a Defensoria Pública e o Ministério Público, para suporte jurídico.

“A unidade é a primeira e a única do Vale do Paraíba, bem como a primeira e a única inaugurada a partir de recursos recuperados do crime organizado, via Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), sem onerar o Município ou Estado”, informou a coordenadora do CRAVI, Luane Natalle. “Isso só foi possível a partir da articulação qualificada do Ministério Público, na figura do Promotor de Justiça dr. Jaime Meira do Nascimento Júnior”.

Para celebrar a data, a unidade preparou as seguintes atividades:

02/06, às 9h, no CRAVI Pindamonhangaba – Encontro com as vítimas em atendimento para oferecer momentos de descontração e de interação, com alongamento, bate-papo e café da manhã.

07/06, às 9h, na Praça Monsenhor Marcondes (praça central de Pindamonhangaba) – Divulgação do trabalho do CRAVI aos munícipes, em parceria com a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, CRAS, CREAS e Cadastro Único, além de instituições da área da saúde (para aferição de pressão) e beleza (massagem relaxante, corte de cabelo, dentre outros).  

16/06, às 14h, no CRAVI Pindamonhangaba – Roda de conversa e apoio para mães enlutadas, conduzida de forma voluntária pela psicóloga Alda Rangel, fundadora do grupo de mães enlutadas Amor Infinito de Lorena (SP).   

21/06, às 9h, na Praça Central do Distrito de Moreira César (CISAS) – Divulgação do trabalho do CRAVI aos munícipes, em parceria com a Subprefeitura de Moreira César, Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, CRAS, CREAS e Cadastro Único, além de instituições da área da saúde (para aferição de pressão) e beleza (massagem relaxante, corte de cabelo, dentre outros).  

30/06, às 14h, na Prefeitura de Pindamonhangaba – Evento fechado com a presença de autoridades da Prefeitura, Ministério Público, delegacias, OAB e outros parceiros. Contará com homenagem à jovem Juliana Fernandes Cândido, vítima de feminicídio, e seus familiares.

CRAVI

O programa foi criado em julho de 1998 pelo Governo do Estado de São Paulo e, desde então, atendeu mais de 64 mil pessoas em suas nove unidades. Conta com uma equipe multidisciplinar, com assistentes sociais, psicólogos e especialistas.

Oferece acolhimento e atendimento, além de apoio jurídico, às vítimas de crimes contra a vida. São, na sua maioria, sobreviventes, familiares e amigos que perderam seu ente querido assassinado. Os casos estão relacionados a homicídios, latrocínios e feminicídios.

 

CRAVI Pindamonhangaba comemora um ano de funcionamento

Endereços das atividades:

 

CRAVI Pindamonhangaba

Rua Coronel Antonio Salgado, 101, Bosque da Princesa – Pindamonhangaba/ SP

Localização: https://goo.gl/maps/Sx2cS7CmkwxmRoFWA

 

Praça Monsenhor Marcondes – Pindamonhangaba/ SP

Avenida Dr. Jorge Tibiriçá, s/n

Localização: https://goo.gl/maps/P8Kbab6ZjXS1SBEf9

 

Praça do CISAS – Distrito de Moreira César/ Pindamonhangaba/SP

Rua Maria Luiza M. Salgado, s/n

Localização: https://goo.gl/maps/BA6JNtRmsnaZnfC36

 

Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/ SP

Av. Nossa Sra. do Bonsucesso, 1400 – Alto do Cardoso, Pindamonhangaba – SP

Localização: https://goo.gl/maps/eyoW985Ly6s6pY599

 

 

 

Governo do Estado de SP