CRAVI participa de seminário sobre atendimento a vítimas em Suzano

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, participou na quinta-feira (23) do II Simpósio Multiprofissional e Interdisciplinar de Saúde, por meio da palestra “A Experiência dos Profissionais da Psicologia na Tragédia de Suzano. O evento foi promovido pela Universidade São Judas Tadeu.

Durante o encontro, que contou com a participação de 100 alunos de diversos cursos, psicólogo do CRAVI Bruno Fedri descreveu o trabalho realizado pelo programa na Escola Raul Brasil, em Suzano, desde o dia da tragédia (13/03) que deixou 10 pessoas mortes.

Nesses dois meses foram realizados mais de 500 atendimentos individuais, em grupos e domiciliares para aquelas pessoas que não conseguiram à Escola. Outra ação foi a formação de grupos de alunos para a discutir temas relacionados a acesso a direitos e cidadania.

Para o psicólogo, um dos maiores desafios enfrentados na assistência à comunidade escolar foi trabalhar o medo de um novo ataque e a culpa sentida pelos sobreviventes diante da impossibilidade de salvar a vida de um colega.

Segundo Fedri, a tendência das vítimas é lembrar da brutalidade do ocorrido, e isso dificulta a elaboração do luto. “As pessoas não são aquilo que sofreram. As experiências positivas podem servir para ajudar a diminuir os traumas deixados pela violência”, afirmou o psicólogo.

Além da atuação em Suzano, também foi apresentada a metodologia de trabalho do Programa e orientações para os interessados em trabalhar no atendimento a vítimas de violência em situação de crises, emergências e desastres.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP