CRAVI Araçatuba elabora cartilhas de apoio para vítimas de violência

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), unidade Araçatuba, iniciou a elaboração de duas cartilhas de orientação para vítimas de violência.

Os alunos do 10º período do curso de Psicologia da Fundação Educacional Araçatuba –FAC FEA, coordenados pela supervisora da unidade, a professora e psicóloga Simone Pantaleão Macedo, Araçatuba –FAC FEA – organizaram duas cartilhas, sendo uma para mulheres vítimas de violência e a outra para orientar e apoiar crianças que sofreram violência sexual.

“Os alunos, concluíram que estes dois públicos, crianças e mulheres, eram as principais vítimas de violências na região, conforme estatísticas do próprio CRAVI, o que subsidiou a elaboração do material”, afirmou Bruno Fedri, coordenador geral do CRAVI, que também auxilia na condução dos trabalhos.

Foram organizados dois grupos de alunos, cada um deles responsável pela condução de uma das cartilhas. Para violência contra mulher, Isabela Marcondes Moreno, aluna da FACFEA, ressalta que “a cartilha informativa elaborada pelo grupo composto por cinco alunas, auxilia a conscientizar sobre as várias formas de violência acometidas contra a mulher, acesso à direitos, além de incentivar a busca de atendimento na rede do Município visando à quebra do ciclo de violência e a transformação de vida.

Integrando o grupo responsável pela cartilha voltada para a violência sexual infantil, Gabriela Megumi Maioli representante do grupo de cinco alunos, explicou que a cartilha realizada tem grande relevância por orientar os pais e crianças de forma lúdica, com uma linguagem de fácil compreensão para o entendimento sobre a complexidade que envolve o abuso sexual. “A cartilha também contém ilustrações interativas gerando envolvimento com o tema e experiência vivencial, inclusive auxiliando a relação com o próprio corpo. Apesar de não ser necessariamente um instrumento de intervenção terapêutica pode contribuir com a expressão e compreensão do tema abordado”, concluiu.

A psicóloga do CRAVI Araçatuba, Simone Pantaleão Macedo, enfatiza que a rede do Município em parceria com o CRAVI tem se empenhado na remissão dos casos de violência e em procedimentos capazes de conscientizar as vítimas na busca de seus direitos enquanto cidadãos, e ressalta a importância da interrelação com os equipamentos da rede do Município para abranger de forma mais eficaz, esse fenômeno cada vez mais frequente, a violência.

Para a vice-prefeita, Edna Flor, esta cartilha será um importante instrumento para as vítimas de violência, familiares, profissionais e pessoas e envolvidas.  “A construção do guia com a participação das vítimas e com o conhecimento acadêmico resultará não apenas num instrumental, mas sim numa verdadeira partitura de uma nova melodia a ser entoada por todos que querem cantar a chegada de um tempo com menos violências. Por isso, a Prefeitura Municipal de Araçatuba tem a honra de participar desta iniciativa”, afirmou a vice prefeita.

A previsão de lançamento das cartilhas, que conta com o apoio da Prefeitura, é 20 de dezembro.