CPPI promove primeira reunião do Núcleo de Ação Local Indígena – Peruíbe

Projeto inédito de parceria das secretarias da Justiça e Cidadania e de Segurança Pública visa o combate à violência em aldeias do Estado de São Paulo

A Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI), da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, promoveu, nesta quinta-feira (29/02), a primeira reunião de trabalho do Núcleo de Ação Local – Indígena de Peruíbe (NAL), realizada na escola da Aldeia Piaçaguera, em Peruíbe. A inciativa, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, através da Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (CECONSEG), é um projeto piloto que visa o combate à violência em comunidades indígenas do Estado de São Paulo.

A ação pioneira, idealizada pela CPPI, atenderá temas relacionados à segurança dos 389 indígenas dos treze núcleos da Aldeia Piaçaguera. “A comunidade indígena é carente e precisa de atenção, de estrutura e, também, de segurança. Essa iniciativa fortalece a presença do Estado na defesa dos povos e dos territórios, na certeza de que reuniremos esforços para levarmos esse benefício aos demais territórios indígenas de São Paulo”, destacou o coordenador da CPPI, Cristiano Kiririndju.

Sob a coordenação das secretarias da Justiça e Cidadania e de Segurança Pública, o NAL indígena terá diretoria composta por lideranças indígenas locais e contará com a atuação de representantes de órgãos municipais, além da Funai e Polícia Federal.

Presenças

Entre os participantes da reunião, além do coordenador da CPPI Cristiano Kiririndju, destacamos a presença das seguintes autoridades: capitão PM Marcos Bonzanini, coordenador operacional da Polícia Ambiental ; Ubiratan Jorge de Souza Gomes, coordenador da Funai Sudeste; Marcos Antônio Santana, coordenador da Defesa Civil; Major José Romeu Dutra, secretário Municipal da Defesa Civil; Felipe Bernardo, chefe de gabinete do Prefeitura de Peruíbe; Eduardo Monteiro Ribas, secretário de Meio Ambiente de Peruíbe; Ricardo Zaitune, delegado do 1°. DP de Peruíbe; Priscila Freire Rodrigues, engenheira do DER; Carlos Baronto ,agente da Polícia Federal ; André Guida – agente da Polícia Federal; Roberto Lorenzo, Presidente do Conseg Peruíbe; Valdir da Silva – presidente do Conselho de Saúde Indígena; Samira Anália da Silva, presidente do Conseg de Mongaguá e Maria da Conceição Barros, presidente do Conseg de Itanhaém.