CPDS de SP participa de encontros em Brasília

Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual auxiliará outros estados no fomento e desenvolvimento de suas atividades

A Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), representando a Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo, esteve em Brasília (DF) no dia 7 de dezembro para a instalação da Comissão Nacional Intergestores da Política LGBTQIA+. Na ocasião, participou também do 1° Encontro Nacional de Conselhos LGBTQIA+.

No primeiro encontro, o coordenador da CPDS, Rafael Calumby, atuou como gestor estadual e, no segundo, como conselheiro governamental. “Trocamos experiências com os gestores de todo o país. Nesse contexto, disponibilizamos a nossa coordenação, que acumula diversos casos de sucesso, para auxiliar outros estados no fomento e desenvolvimento de suas atividades”, contou Calumby.

“Um exemplo foi a articulação de um acordo de cooperação técnica com a Coordenação Municipal de Políticas para LGBTI+ de Fortaleza para o primeiro semestre de 2024”, informou.

O colegiado da Comissão Nacional Intergestores da Política LGBTQIA+, da qual São Paulo é membro, vai decidir os aspectos operacionais e de articulação a respeito das políticas públicas para as pessoas LGBTQIA+, organizando redes de ações e serviços em direitos humanos. A iniciativa também definirá diretrizes para o enfrentamento à violência.

A comissão é composta por integrantes da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que a coordenará, e contará com agentes que atuam nas políticas LGBTQIA+ instituídas a nível nacional, estadual, distritais e municipal.

A atividade reuniu 22 estados brasileiros. A delegação de São Paulo foi representada pelos municípios de Santos, Bauru, São Carlos, Amparo e Cantaduva.

Nas oficinas destinadas aos gestores da pauta LGBTQIAP+ durante o evento, foram discutidos direitos humanos, orçamento público, boas práticas em plataformas como Instagram e Facebook, discurso de ódio nas redes sociais, desinformação, dicas de segurança, dentre outros.

Promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, a iniciativa contou com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.