COSUD: Temas sobre construção de cidadania emancipatória, transversalidade e direitos integrais entram em debates no GT Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

O Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, instituído no 9º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), que começou hoje, na Sala São Paulo, sob a liderança das secretarias de Desenvolvimento Social (SEDS), Justiça e Cidadania (SJC) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), reuniu quase 80 pessoas no auditório da Secretaria da Cultura.

O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, abriu os trabalhos e destacou a ação do governo de São Paulo nas políticas de acolhimento e combate à dependência química no estado, como os programas Casas Terapêuticas e Espaço Prevenir. “Vamos trabalhar o enfrentamento à dependência química com humanidade e individualidade. Estamos pensando não na próxima eleição, mas sim nas próximas gerações”, afirmou Gilberto Nascimento.

Já o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, enfatizou o problema do consumo de substâncias psicoativas no centro da capital paulista e lembrou que, apesar do tamanho dos desafios, os números mostram os resultados dos esforços do governo de SP. “O fluxo nas cenas de uso chegaram a 4 mil pessoas na capital. Hoje, conseguimos reduzir para 800 a 1000”, concluiu.

Será discutido também, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), a elaboração de um Plano Interestadual de Proteção às Pessoas com Deficiência em Situação de Risco e Desastres, calçado nos princípios previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoas com Deficiência da ONU, com o objetivo de desenvolver ações assertivas com foco na redução de riscos, impactos em desastres, emergências ou calamidades envolvendo pessoas com deficiência.

“Em razão das mudanças climáticas, nós temos que pensar em políticas públicas para a pessoa com deficiência. Temos que imaginar a dificuldade de uma pessoa com deficiência visual ou de uma pessoa com uma prótese na perna precisar sair de uma área de risco, em decorrência de mudanças climáticas”, disse o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Amanhã, segundo dia do GT, os participantes se dividirão em 3 grupos:
Grupos de Trabalho de Cosud anteriores:

• Plataforma Integrada COSUD de Desenvolvimento Social;
  • Protocolo Interestadual e Sistema Integrado para prevenção e proteção a Pessoas com Deficiência em Áreas de Risco e Desastres.

Novo Grupo de Trabalho:

• Serviços para população de rua e atuação para as pessoas dependentes de substâncias psicoativas e sua rede de apoio.