Coronel Marcelo Vieira Salles é o novo comandante-geral da Polícia Militar

  

O coronel Marcelo Vieira Salles assumiu nesta sexta-feira (04/05) como novo comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo.  Ele substitui o coronel Nivaldo Cesar Restivo, que estava à frente da corporação desde março de 2017. A cerimônia de troca de comando aconteceu na Academia Militar do Barro Branco, na zona norte da capital, com as presenças do governador Márcio França; do secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho; do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa; do secretário adjunto da Justiça, Luiz Souto Madureira; do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, e de outras autoridades.

O novo comandante-geral chefiava o Comando de Policiamento de Área Metropolitana 5 (CPA/M5), responsável pela zona oeste da capital. Ele ingressou na instituição aos 17 anos, em 1985, como aluno-oficial da Academia do Barro Branco. É especialista em tropa montada e controle de distúrbios civis, bacharel em Direito, mestre doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. De fevereiro a agosto de 2017, esteve à frente da Cavalaria, por onde já havia passado diversas vezes. Antes disso, respondeu interinamente pela função de coordenador da Defesa Civil e de secretário-chefe da Casa Militar. Lá, foi chefe de gabinete e diretor do departamento de Segurança.

Na cerimônia, o governador Márcio França destacou que o coronel Salles é “dedicado à farda, à vocação” e o definiu como “um exemplo de homem público”.

O trabalho realizado pelo comandante que deixa o cargo e as qualidades do coronel Salles também foram exaltados pelo secretário da Segurança, Mágino Alves Barbosa Filho, que ressaltou a condição de São Paulo como o estado com a melhor segurança pública do País.

Ao assumir o comando da PM, corporação com 93 mil homens e mulheres, o coronel Salles prometeu uma “gestão de qualidade, com total respeito à dignidade da pessoa humana” e apoio à “moderna polícia comunitária”. “Empregarei o máximo da energia que São Paulo merece”, afirmou o novo comandante, depois de renovar o compromisso de servir e proteger o cidadão paulista.

Como subcomandante-geral assumiu o coronel Fernando Alencar Medeiros.

  

Também participaram da cerimônia o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o prefeito da capital, Bruno Covas; o procurador-geral de Justiça, Giampaolo Poggio Smanio; deputados federais e estaduais, e outras autoridades militares e civis.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

 

Governo do Estado de SP