Coordenação para a Diversidade Sexual marca presença na 6.ª Parada do Orgulho LGBT de Santos

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), prestigiou, na tarde deste domingo (8/10), a 6.ª Parada do Orgulho LGBT de Santos, no litoral de São Paulo. Com tema “Um governo para todes – Políticas sociais e representatividade LGBT na sociedade”, centenas de pessoas se reuniram na Praça Mauá, no Centro Histórico, e acompanharam apresentações de 24 artistas, entre drags, músicos, performers e DJs.

O evento foi organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOLGBT Santos), em parceria com a Coordenadoria da Diversidade (Codiver), da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), e o Conselho Municipal de Políticas Públicas LGBT (ConLGBT), e marcou o encerramento da 12.ª Semana Municipal da Diversidade Sexual.

“Avançamos muito em políticas públicas no município, em legislações que garantem os direitos das pessoas LGBT, como a questão do nome social, a criação do conselho municipal e o selo da diversidade”, ressalta a prefeita em exercício e secretária da Semulher, Renata Bravo.

Representando a SJC, o coordenador da CPDS, Rafael Calumby, marcou presença na Parada, reforçou o compromisso do Governo de SP com as políticas públicas afirmativas voltadas à comunidade LGBT+ e destacou a importância da Lei Estadual n.º 10.948/01 no combate à LGBTfobia. “O nosso Governo é plural e diverso. Em São Paulo, temos uma lei atuante e vamos avançar na divulgação dos canais de denúncias, sobretudo, na apuração rápida e punição dos casos de discriminação em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero, além ampliar as ações afirmativas voltadas a toda a comunidade LGBT+”, pontua.

“A presença da CPDS também é um momento de estreitar laços com Santos, para fortalecer o recém-criado Conselho Municipal dos Direitos LGBT+, além de atuar em parceria com a prefeitura no acolhimento da população LGBT nos serviços públicos da cidade. A coordenação está realizando um trabalho descentralizado de suas políticas afirmativas em todas as regiões do estado de São Paulo”, completa Calumby.

Roda de conversa LGBT50+ na ONG Eternamente Sou

No último sábado, a CPDS também participou de uma roda de conversa na ONG Eternamente Sou, o primeiro centro de referência e convivência LGBT50+ do Brasil. Na ocasião, a psicanalista Edith Modesto palestrou sobre diversidade na terceira idade. A coordenação interagiu no grupo para uma troca de experiência sobre vivências, histórias e memórias do grupo LGBT.

Lançamento de livro e IX Ciclo de Conferências da Defensoria Publica de SP

No mesmo dia, a CPDS acompanhou o lançamento do livro ”A sedução da retórica e a Política Contemporânea. Entre retorica e Parresia “, de Anderson da Cunha Pirota, membro do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT+, no Edifício Martinelli. Em seguida, a coordenadoria participou do IX Ciclo de Conferências da Defensoria Publica do Estado de São Paulo, que tem por objetivo a formulação de propostas sobre o tema “Diversidade Igualdade Racial”, para contribuir na elaboração e aprovação de um plano de atuação da instituição.