Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual marca presença no 1° Encontro de Conselhos Municipais dos Direitos LGBT+
Evento reuniu representantes de 28 entidades municipais e representação dos conselhos estadual e nacional, na cidade de São João da Boa Vista
A Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, participou no sábado (22/07), em São João da Boa Vista, do 1° Encontro de Conselhos Municipais dos Direitos LGBT+ do Estado de São Paulo.
Com representação de mais de 30 entidades, os participantes analisaram aspectos do Plano de Combate à LGBTfobia e discutiram em conjunto a Lei 10.948/01, que dispõe sobre as penalidades nos casos de discriminação em razão de orientação sexual.
“Foi uma ótima oportunidade para trocarmos ideias e experiências sobre ações de combate à homofobia e transfobia, e medidas de acesso à saúde, educação, cultura, emprego e renda, com segurança e garantia dos nossos direitos fundamentais”, declarou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da População LGBT+ de São João da Boa Vista, Christhopher Eluis da Silva Nogueira.
No evento, Piracicaba foi eleita, por meio de sorteio, a cidade que vai sediar o próximo encontro, no segundo semestre de 2024. Também concorreram as cidades de Bauru, Piracicaba, São Carlos, Mauá e Catanduva. De acordo com o coordenador da CPDS e presidente do conselho estadual, Rafael Calumby, o objetivo é aumentar a participação dos municípios nos próximos anos.
No domingo (23/07), Calumby também participou no município da 15° Parada do Orgulho LGBT+ e destacou a atenção da prefeitura com os dois eventos. “É uma cidade que se preocupa com a causa, prova disso é o Calendário Rainbow, com datas que celebram a diversidade, o que pode inspirar outros municípios”, afirmou.