Conselho Municipal de Participação da Comunidade Nordestina é empossado

Ontem foi um dia muito especial para a história da migração nordestina na cidade de São Paulo. Após 9 anos de espera, a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania Claudia Carletto deu posse aos primeiros conselheiros e conselheiras do Conselho Municipal de Participação da Comunidade Nordestina que será um espaço institucional para garantir a participação e o encaminhamento das demandas da população nordestina.

O Conselho foi criado pelo Decreto 53.535 de 12 de novembro de 2012, que regulamentou a Lei 15.408 de 11 de julho de 2011. Será vinculado a SMDHC – Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e composto por 11 (onze) conselheiros, sendo 6 (seis) indicados pelas principais entidades de representação da Comunidade Nordestina, Sociedade Civil e 5 (cinco) integrantes da Administração Pública da Prefeitura de São Paulo.

Esse espaço é fundamental por que reúne a Comunidade Nordestina e a coloca como protagonista na formulação e implementação de políticas públicas na capital paulista e de reconhecimento pela contribuição e trabalho de milhões de conterrâneos que, como eu, vieram contribuir para a construção e desenvolvimento dessa cidade.

Agradecimento especial à toda gestão em nome da Profa. Elisa Lucas Rodrigues e equipe da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial pela força e toda paciência e alegria para que esse projeto fosse realidade.

Viva!

Texto de Francisco Pereira.

Fonte: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania