Conselho da Condição Feminina participa de Conferência da Mulher em Genebra

       

A União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação, Agrícolas, Hotéis, Restaurantes, Tabaco e Afins (UITA), realizou entre 1 e 4 de abril, em Genebra, na Suíça, a Conferência da Mulher. A diretora de Assuntos da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH) e presidente do Conselho da Condição Estadual da Condição Feminina, da Secretaria da Justiça e Cidadania, Maria dos Anjos Mesquita Hellmeister, participou do evento.

Representantes de 35 países, entre eles, Argentina, Áustria, Bélgica, Bermudas, República Dominicana, Alemanha, Índia, Rússia, África do Sul, Espanha, Suíça, Suécia, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Estados Unidos, Burkina Faso, Bermudas, e Reino Unido, identificaram os tipos de violência e dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho.

Durante sua exposição na Conferência, Hellmeister relatou a articulação do Conselho junto ao Governo do Estado de São Paulo para a construção de políticas públicas de combate à violência doméstica. Falou também sobre as dificuldades que as mulheres brasileiras encontraram após a reforma trabalhista e quais os efeitos da eventual aprovação da reforma da Previdência. Outra questão abordada foi o Projeto de Lei aprovado pela Câmara dos Deputados que permite divórcio automático ou encerramento de união estável em casos de violência doméstica, além dos trabalhos desenvolvidos pela CONTRATUH direcionados à assistência psicológica, recuperação e de socialização do indivíduo agressor e à população LGBTI.

 

A dirigente destacou a atuação da Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, cujos autores passaram por audiências de custódia. As psicólogas do Programa, explicou ela, criaram um grupo com essas mulheres e o CRAVI disponibiliza um espaço para que elas possam se conhecer e trocar experiências. Os encontros acontecem toda quarta-feira.

Durante a conferência, material informativo das atividades do CRAVI foi entregue à Patrícia Alonso – Presidente do Comitê Latino Americano das Mulheres da Uita, Patrícia Alonso, e a outras entidades presentes no evento.

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612

 

Governo do Estado de SP