CONED promove live sobre Redução de Danos na próxima segunda-feira (26)

O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED), da Secretaria da Justiça e Cidadania, promoverá na próxima segunda-feira (26) às 10h, via Facebook, sua quinta live com o tema: Redução de Danos.  Para participar basta acessar a página do CONED/SP.

Dentro do tema escolhido serão abordados: prevenção, fatores de risco e proteção, internação de adolescentes e direitos humanos.

O objetivo do encontro é esclarecer as pessoas acerca das indicações e limitações desse modelo, frequentemente envolvido em discussões polarizadas.

A transmissão contará com as participações de Marcelo Ribeiro, presidente do CONED/SP e diretor do CRATOD; do Prof. Dr. José Manoel Bertolote, da UNESP – Universidade Estadual Paulista; da Maria Alice Araújo, do IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia de SP; do Thiago Fidalgo, da PROAD- Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes Químicos; e do Bruno Logan, da ONG REDUVC – Rede Brasileira de Redução de Danos.

Durante a pandemia o CONED realizou quatro lives: “Lançamento da nova edição do Manual Comunidade Terapêutica 2020 – para instalação e funcionamento do serviço no Estado de São Paulo; “Ação Informativa – edital da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), e “Álcool que droga é essa?”, e “Adolescência: tecendo redes de cuidado”.

Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CONED/SP)

O Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CONED/SP) é um órgão vinculado à Secretária da Justiça e Cidadania que antecede a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Foi instituído pelo Decreto nº 25.367, de junho de 1986, e alterado pelo Decreto nº 56.091, de agosto de 2010, diante da necessidade do Estado de São Paulo em obter uma ação conjunta e articulada com órgãos federais, estaduais, municipais e a sociedade civil na prevenção ao uso indevido de drogas licitas e ilícitas.

Tem por finalidade contribuir para o aperfeiçoamento das ações voltadas à prevenção, à redução de danos, à redução da oferta, ao tratamento e à reinserção social de pessoas afetadas pelo uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas.

Presta atendimento ao público em geral, aos Conselhos Municipais sobre Drogas do Estado de São Paulo e às instituições da sociedade civil ligadas a área no Estado de São Paulo.

Promove encontros entre os Conselhos Municipais do Estado, além de Fóruns e Seminários.