Institucional - CONED celebra 35 anos de história nesta sexta-feira (11)

 

O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED), da Secretaria da Justiça e Cidadania, promoverá na sexta-feira (11), das 9h às 11h, o evento “35 anos de História – de Conen a Coned”  com transmissão simultânea pelo Facebook do CONED e pelo Youtube da Secretaria da Justiça: Canal da Cidadania. 

A celebração tem a finalidade de resgatar a história dos 35 anos do Coned, bem como mostrar a necessidade de diretrizes e intervenções diante da grave realidade das situações que envolve o complexo tema das drogas psicoativas e seu impacto nas pessoas afetadas pelo uso, abuso e dependência de álcool, tabaco e outras drogas.  

A abertura do encontro contará com a participação do secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, e da presidente do CONED, Lúcia Decot Sdoia. 

Durante o evento, que contará com a participação de 13 ex-presidentes que farão um breve relato das suas experiências à frente do Conselho, haverão duas homenagens: uma a todo o colegiado, representado por Maria Alice Pollo Araújo, conselheira mais antiga, e a outra para a ex presidente Luizemir Wolney Carvalho Lago, falecida. 

Ao longo dos 35 anos, o Coned realizou diversas ações, com destaque para Encontros de Conselhos Municipais sobre Drogas, Encontros de Comunidades Terapêuticas, Encontros de Presidentes de Conselhos Estaduais sobre Drogas, palestras sobre álcool e outras drogas para Mulheres, e lives sobre adolescência, álcool, e Redução de Danos. 

Além disso fomentou a criação de novos Conselhos Municipais de Drogas, elaborou o Plano Estadual de Prevenção do Uso Indevido de Álcool, Tabaco e outras Drogas, lançou o Manual de Orientação para as Comunidades Terapêuticas e é um órgão de consulta e apoio na criação de políticas e deliberações na área. 

CONED 

 O Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CONED/SP) é um órgão vinculado à Secretária da Justiça e Cidadania que antecede a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 

Foi instituído pelo Decreto nº 25.367, de junho de 1986, e alterado pelo Decreto nº 56.091, de agosto de 2010, diante da necessidade do Estado de São Paulo em obter uma ação conjunta e articulada com órgãos federais, estaduais, municipais e a sociedade civil na prevenção ao uso indevido de drogas licitas e ilícitas. 

O CONED tem por fim contribuir para o aperfeiçoamento das ações voltadas à prevenção, à redução de danos, à redução da oferta, ao tratamento e à reinserção social de pessoas afetadas pelo uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas. 

Presta atendimento ao público em geral, aos Conselhos Municipais sobre Drogas do Estado de São Paulo e às instituições da sociedade civil ligadas a área no Estado de São Paulo. 

Promove encontros entre os Conselhos Municipais do Estado, além de Fóruns e Seminários.