Cidadania Presente presta mais de 2,8 mil atendimentos à população de Campinas e região

Em dois dias de atendimentos, Programa da Secretaria da Justiça e Cidadania levou conjunto de serviços gratuitos à população da região

A quarta edição do Cidadania Presente!, realizada em Campinas, prestou mais de 2,8 mil atendimentos à população da cidade nos dias 4 e 5 deste mês. A iniciativa da Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo (SJC) foi promovida em parceria com o Conselho de Desenvolvimento e da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), e contou com uma estrutura no Paço Municipal.

O atendimento à população abrangeu ações e orientações gratuitas da SJC e dos órgãos vinculados à pasta: Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São (Ipem-SP), Fundação CASA e Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). “O objetivo é facilitar o acesso da população ao conjunto de programas e ações da Secretaria da Justiça e Cidadania e das nossas entidades vinculadas”, explica o titular da pasta, Fábio Prieto, que acompanhou as atividades em Campinas.

O ônibus do Cidadania Itinerante prestou 826 atendimentos entre orientações, 2ª via de documentos (RG, CPF, CNH e certidões), consulta Serasa, 2ª via de contas, certidão eleitoral (TSE), currículos, emissão de atestado de antecedentes criminais, registro de boletim de ocorrência, etc. No mesmo período, a equipe do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Campinas realizou 400 orientações sobre os serviços oferecidos na unidade diariamente.

A equipe do IPEM realizou 1.272 orientações sobre a importância da medição e avaliação da qualidade dos produtos e serviços. Já o Procon móvel fez 81 atendimentos de orientações aos consumidores sobre seus direitos nas relações de consumo, aberturas de reclamações, além de uma ação orientativa aos comerciantes do município. Por sua vez, o Imesc efetuou 28 orientações sobre os programas Meu emprego, Trabalho Inclusivo, e Encontre seu Pai Aqui.

Além destes órgãos da pasta estadual da Justiça e Cidadania, a prefeitura de Campinas participou com o balcão municipal do emprego e o serviço de cadastramento e atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), somando 292 atendimentos.