Cidadania Itinerante atinge marca de 35 mil serviços solicitados neste ano
O projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), alcançou a marca de 35 mil serviços solicitados neste ano, um crescimento de 89% em relação a 2022. Desde janeiro, a ação esteve em 45 municípios e atendeu mais de 13 mil pessoas, com o objetivo de oferecer serviços gratuitos às populações mais vulneráveis do Estado de São Paulo, por meio de três unidades móveis – duas vans e um ônibus.
“É uma marca expressiva atingir esse número com um projeto que leva serviços de extrema importância da Secretaria da Justiça e Cidadania a regiões mais afastadas dos grandes centros do Estado. A ação já ofereceu atendimento em comunidades indígenas, zonas rurais e, mais recentemente, às vítimas das enchentes no litoral norte. O acesso à cidadania é um direito de todos e iremos ampliar essa pauta nos próximos anos”, destaca o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto.
Entre os serviços mais solicitados neste período estão o agendamento para 2.ª via do RG, emissão da 2.ª via do CPF, solicitação de certidões de nascimento, casamento e óbito e carteira de trabalho digital, elaboração de currículos e consulta ao Serasa.
Lançado em junho de 2022, o projeto Cidadania Itinerante rodou mais de 66 mil km por diversos bairros da capital paulista, interior e litoral. A ação faz parte da iniciativa da SJC de expandir a atuação de suas coordenações, programas e serviços em todo o Estado de São Paulo. O investimento total foi de R$ 4,7 milhões.