“Cidadania em Movimento” levou atendimentos do CIC à população de Santos no final de semana

Solicitação de documentos durante Cidadania em Movimento, em Santos.

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) São Vicente levou no sábado (3), das 10h às 16h, a ação Cidadania em Movimento para prestar atendimento durante a Festa Cristã, tradicionalmente promovida pela Prefeitura de Santos, no litoral.

O evento, que aconteceu na avenida Afonso Schimidt, s/nº, teve como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitam melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulam a integração e inclusão social.

Durante o “Cidadania em Movimento” foram oferecidos vários serviços, dentre eles, emissão de Carteira de Trabalho e de 1ª via de carteira de identidade para menores de 18 anos e solicitação de 2ª via de nascimento, casamento e óbito.

Na ocasião, a população também teve acesso à orientação sobre proteção do cidadão nas relações de consumo, por meio do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania.

Profissionais da Defensoria Pública do Estado de São Paulo ofereceram orientação jurídica para a população, visando à promoção dos direitos humanos.

Já as crianças participaram de atividades promovidas pela Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) com o objetivo de educá-las sobre segurança no trânsito. 

Na área da saúde, os munícipes realizaram testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

Na área da beleza, corte de cabelo, barbearia e designer de sobrancelha.

A festa ainda contou com apresentação de bandas e louvores, entre outras atrações.

Todas as atividades foram gratuitas.

 

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP