Cidadania em Movimento em Ribeirão Preto realiza mais mil atendimentos

O projeto Cidadania em Movimento ofereceu serviços gratuitos aos moradores de Ribeirão Preto, no sábado (30). A ação, promovida pela Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) em parceria com a prefeitura, ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil Doutor Faustino Jarruche, no bairro Jardim Marchesi.

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, explicou que serão instalados novos CICs regionais no estado e lembrou que o primeiro foi o de Ribeirão Preto, inaugurado em dezembro. “A ação visa a expandir os serviços oferecidos pelo CIC no interior do Estado, principalmente nos bairros com maior vulnerabilidade social. O trabalho conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”, explicou Mascaretti.

Serviços

Durante o evento, foram prestados mais de 1 mil atendimentos e distribuídos materiais informativos, algodão doce e pipoca.

Entre os serviços mais solicitados estiveram: atendimento oftalmológico (260), corte de cabelo (172), atividades esportivas (200). Também foram oferecidos emissão de documentos, como emissão de 1ª via de RG (90), de 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito (23) e de CPF (8).

A dona de casa Paula Monteiro aproveitou o Cidadania em Movimento para tirar o RG do filho Cauê Oliveira de 8 anos. “O serviço é interessante porque é perto de casa, caso contrário, teria que ir ao Poupatempo, que fica longe do bairro”, explicou.

Na área da saúde, houve aferição de pressão arterial, orientação nutricional, emissão da carteira do SUS, orientação de saúde bucal, distribuição de preservativos e material educativos sobre IST/HIV/AIDS.

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, realizou cinco coletas de material biológico para perícias de investigação de vínculo genético (investigação de paternidade por meio do DNA).

Os moradores também tiveram acesso a orientações sobre direitos do consumidor com profissionais do Procon Municipal, e orientações jurídicas, por meio da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Na área da beleza foram realizados esmaltação de unhas, limpeza de pele, designer de sobrancelhas, barbeiro e maquiagem.

As crianças tiveram um espaço com recreação esportiva e roda de leitura.

Estiveram presentes ao Cidadania em Movimento o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, o secretário de Assistência Social da prefeitura de Ribeirão Preto, Guido Desinde Filho, e a assistente de Coordenação do CIC, Tatiana Rached Campos.

Slider

Secretaria da Justiça e Cidadania