CIC promove curso de chocolate caseiro

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), promove curso de chocolate caseiro com o objetivo de capacitar alunos para a produção e comercialização de produtos típicos das festividades da Páscoa.

O curso é realizado em parceria com o Centro Paula Souza, que fornece a matéria-prima e os professores. Iniciado no dia 28 de março, prossegue até 14 de abril, com aulas de segunda a sexta-feira.

As aulas acontecem em nove unidades do CIC: Leste, Oeste, Sul (todos na capital), Francisco Morato, Jundiaí, Guarulhos, São Vicente, Campinas e Laranjal Paulista.

O curso terá carga horária de 65 horas e deve colaborar com o aumento da renda familiar dos mais de 170 alunos matriculados.

O sucesso de um profissional na área de alimentação exige adequação às normas de Segurança Alimentar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conhecimento sobre condições de higiene e diversos fatores que devem ser considerados para que a prática seja transformada em um negócio lucrativo.

Ao todo, serão 13 aulas, teóricas e práticas, com abordagem de assuntos relacionados à rotina de um profissional dedicado à arte de criar delícias usando o chocolate como matéria prima. 

Entre os temas abordados estão a história do chocolate; a postura, a função e a rotina do profissional; a importância do atendimento ao cliente e boas práticas.

Os alunos também irão aprender sobre como evitar a contaminação do alimento; higiene pessoal e do local de trabalho.

Haverá aula dedicada ao conhecimento dos utensílios e da matéria prima, expondo os tipos de chocolate e colocando os alunos em contato com as técnicas de manipulação e temperagem do chocolate.

Além de Ovos de Páscoa, os estudantes devem finalizar a capacitação profissional aptos a produzirem bombons, recheios, trufas, palha italiana e minibolos, além de dicas de decoração que agregam valor ao produto.

O chocolate é derivado da amêndoa fermentada e torrada do cacau. Segundo relatos científicos, os primeiros indícios da descoberta do chocolate são de 1.500 a.C. e vêm da civilização Olmeca que habitava o México e a Guatemala na época.

Hoje o Brasil é o maior produtor de chocolate da América Latina e um dos maiores do mundo, ao lado da Costa do Marfim, Gana e Equador.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

 

Governo do Estado de SP