CIC Oeste promove ações durante o Mês da Mulher

Em comemoração ao Mês da Mulher, o Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste fomentou no mês de março ações para a valorização da mulher. Foram realizadas palestras, aula de dança e parceria para inserção no mercado de trabalho.

Os encontros contaram com a participação de mulheres que já foram assistidas pelo CIC Oeste, após encaminhamento do Centro Intersetorial de Assistência a Mulher (CIAMSP), que integra uma equipe da Defensoria Pública, psicólogo, assistente social e ginecologista.

Na segunda-feira (18), “A Mulher como alicerce familiar. Os cuidados com a saúde física e mental” foi o assunto debatido pelo grupo. A palestra foi ministrada pela diretora do CIC Oeste, Edilaine Daniel.

“Muitas vezes a mulher não percebe que se encontra em um círculo de violência doméstica, até se deparar com a violência física”, atentou a diretora, ao relatar o assassinato da irmã, que teve 70% do corpo queimado, após o ex-namorado jogar gasolina e atear fogo por não aceitar o fim do relacionamento.

Na terça-feira (19), esteve em discussão as “Políticas Públicas de Atendimento às Mulheres”, com palestra das representantes da Comissão da Mulher – OAB Lapa Andrea Zago da Cruz, Fernanda Maria Silva dos Santos Figueiredo e Rosangela Nezotto Devechi Nabarro.

Mais de 70 mulheres participaram das palestras e receberam orientações sobre os serviços prestados pelo CIC.

Na quarta-feira (20), foi fechada parceria com o Pronatec para encaminhamento de mulheres para entrevistas para o preenchimento de vagas de operadora de caixa abertas pela empresa Mercadocar.

Foram encaminhadas mulheres com e sem experiência. As candidatas participaram do curso para operadora de telemarketing promovido pelo CIC Oeste em parceria com o Pronatec, entre outubro e dezembro do ano passado.

Em 2018, a empresa Assaí admitiu 113 mulheres e a rede de supermercados Atacadão contratou outras 30, após serem encaminhadas pelo CIC Oeste.  

Na sexta-feira, dia 22 de março, as celebrações foram encerradas com uma aula de zumba. O Dia Internacional da Mulher foi celebrado no dia 8 de março.

A parceria faz parte das comemorações em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

 

 

Campanha

 

Em março, a Secretaria da Justiça e Cidadania lançou a campanha “Mulher, Você Pode!” para valorizar o papel das cidadãs na transformação da sociedade. Na oportunidade, foram assinados protocolos de intenção para ampliar o atendimento de serviços gratuitos voltados às mulheres nas áreas de saúde, educação, lazer, direito, psicologia e assistência social nos Centros de Integração da Cidadania (CICs).

Quem se sentir vítima de qualquer tipo de violência também pode se dirigir ao Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), da Secretaria da Justiça, que funciona no Fórum Criminal da Barra Funda. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Saiba mais aqui.

 

Sobre o CIAMSP

 

Projeto desenvolvido em parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres, da Secretaria da Justiça e Cidadania, o Centro Intersetorial de Assistência a Mulher (CIAMSP), é um projeto do Centro de Integração da Cidadania, unidade Oeste, que oferece exclusivamente para mulheres atendimento psicológico, médico, assistência social, defensoria pública e orientação ginecológica.

As participantes também contam com cursos para qualificação profissional e encaminhamento para vagas de emprego, por meio de parceria com empresas privadas da região noroeste da capital. 

Só este ano o CIAMSP já atendeu 180 mulheres.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

 

Governo do Estado de SP